Capacitação de Protocolos de Enfermagem para profissionais de 17 municípios do Sul do Estado

Profissionais de Enfermagem de 17 municípios do Sul do Estado participaram da primeira etapa da capacitação de Protocolos de Enfermagem para profissionais da Atenção Primária promovida pelo Coren/SC. O treinamento ocorreu no dia 13 de agosto, no campus da Unesc em Criciúma, e terá continuidade na próxima semana nos dias 21 e 22 de agosto.

A capacitação foi coordenada pela conselheira Ioná Vieira Bez Birolo junto com a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Karina Mendes Garcia. Estiveram presentes profissionais de Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Capivari de Baixo, Cocal do Sul, Forquilhinha,  Grão Pará, Imbituba, Imaruí, Jacinto Machado, Laguna, Meleiro, Orleans, Pescaria Brava, Rio Fortuna, São Ludgero, Santa Rosa de Lima e Sombrio.

As palestras abordaram temas dos Protocolos, como Hipertensão, diabetes e outros fatores associados a doenças cardiovasculares, Infecções Sexualmente Transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse em saúde coletiva (Dengue/Tuberculose, Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida, Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto.

Os Protocolos são vários documentos reunidos para definir padrões de atendimento aos usuários e foram organizados numa parceria do Coren/SC com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.