Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio

Converse, você não está sozinho

Respire e fale.

A Campanha Setembro Amarelo foi criada para dar visibilidade a um tema polêmico e que vivia escondido: o suicídio. Quanto mais fala-se no assunto, maiores as possibilidades de prevenir ocorrências de suicídio. Com esta diretriz é que foi criada a campanha, em 2014, e todas as áreas da saúde apoiam e repercutem o tema.  A atuação da Enfermagem é imprescindível para a promoção, prevenção, manutenção e reabilitação em Saúde Mental. Uma resolução do Cofen (Resolução 599/2018) traz parâmetros para uma assistência de Enfermagem segura e humanizada, proporcionando segurança jurídica à categoria.

Com o objetivo de quebrar o tabu em torno do tema e ajudar na prevenção, diversas associações se uniram. A ideia é reunir, durante um mês, eventos que abram espaço para debates e divulgação do tema. O mês foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Alguns comportamentos, como deixar de sair com os amigos, demonstrar tristeza por muito tempo ou ter alterações expressivas no humor podem indicar que pessoas próximas precisam de ajuda.Outra forma de agir é indicar canais de ajuda, como o Centro de Valorização da Vida (CVV). O centro oferece apoio online no site http://www.cvv.org.br/, pelo telefone 188.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) são responsáveis pelo site oficial e o Coordenador Nacional da Campanha Setembro Amarelo, Antônio Geraldo da Silva, fala sobre a importância da prevenção: “Precisamos ajudar a população com prevenção, informar que tratar todas as doenças mentais, principalmente as que possuem aumento no risco de suicídio. O suicídio é uma emergência médica e por isso, é fundamental o papel de todos nós nessa campanha, com ações efetivas de orientação sobre o risco e também na emergência do suicídio”.

Dados

• São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo.
  • Média de 1 morte a cada 45 minutos, 32 suicídios por dia no Brasil
  • A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo.
  • 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Fontes:

CVV