Profissionais de 51 cidades do Oeste catarinense recebem capacitação para uso dos Protocolos de Enfermagem

No dia 11 de setembro, 151 profissionais de Enfermagem de 51 municípios do Oeste do Estado participaram da primeira etapa da capacitação do uso de Protocolos de Enfermagem para profissionais da Atenção Primária promovida pelo Coren/SC  na cidade de Faxinal dos Guedes.

O treinamento foi feito pela Enfermeira Fernanda Paese, da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, que realizou a Oficina de Diagnóstico e de Consulta e Processo de Enfermagem. A conselheira do Coren/SC, Ediane Bergamin, participou do evento e destacou a importância deste trabalho em todo o Estado.

Os Protocolos são vários documentos reunidos para definir padrões de atendimento aos usuários e foram organizados numa parceria do Coren/SC com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Na segunda etapa de capacitação, que ocorrerá ainda em setembro, estes mesmos profissionais receberão informações dos temas que fazem parte dos Protocolos, como Hipertensão, diabetes e outros fatores associados a doenças cardiovasculares, Infecções Sexualmente Transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse em saúde coletiva (Dengue/Tuberculose), Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida, Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto.