Nota do Cofen sobre o incêndio do Hospital Badim

Compromisso e seriedade para salvar vidas

Sobre o incêndio ocorrido no Hospital Badim, no Rio de Janeiro, o Conselho Federal de Enfermagem – Cofen, quer salientar o bravo e competente trabalho realizado pelos profissionais de Saúde, não somente do hospital, mas de todo o estado fluminense.

O incêndio aconteceu na quinta-feira (12) e, infelizmente, fez 11 vítimas fatais. Se não fosse a união dos profissionais e a presteza de todas as unidades de saúde, a tragédia seria ainda maior.

Todos os 102 pacientes foram removidos para 12 hospitais, privados e públicos. Dezenas de ambulâncias de diferentes hospitais fizeram essas remoções.

A solidariedade, o profissionalismo e a resiliência dos profissionais envolvidos, fez a diferença de mitigar o número e a gravidade das vítimas dessa tragédia.

O Cofen se solidariza com todos os atingidos nesse acidente, e com os familiares que perderam seus entes.

Também presta homenagem especial aos profissionais de Enfermagem envolvidos no socorro, resgate e salvamento dos pacientes do hospital, pacientes que são cuidados por eles, diuturnamente. A persistência, a criatividade, as técnicas e o conhecimento da Enfermagem em condições adversas como essa, fazem a diferença e de fato salvam vidas.

O profissionalismo, a liderança e o amor ao próximo fizeram destes profissionais, juntamente com todos os profissionais das outras áreas, grandes heróis.

Somente a competência do trabalho em equipe e o respeito ao exercício do direito de cada um desses profissionais, guardados os princípios éticos, fez com que essa tragédia não fosse ainda maior.

Fonte: Ascom Cofen