DesignThon marca uma nova era de inovação na Enfermagem

Profissionais de Enfermagem, de outras áreas da saúde, de design e de tecnologia estiveram reunidos no mesmo local para encontrar soluções inovadoras na área de Segurança do Paciente, termo que utilizamos para descrever tudo aquilo que é feito para evitar que eventos adversos ocorram. O evento DesignThon foi uma imersão realizada nos dias 17 e 18 de outubro e transformou-se num marco para a área em Santa Catarina.

Promovido pelo Coren/SC, junto com a ABEn/SC, Instituto Santé, Senac/SC, Movimento Global Hacking Health e Associação Catarinense de Medicina (ACM), onde ocorreu o evento, o DesignThon – Segurança do Paciente Sem Romantismo!  contou com 150 participantes e teve na abertura a fala dos presidentes e representantes das instituições envolvidas. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, destacou que a Enfermagem é uma área sensível pois está 24 horas no cuidado ao paciente, no entanto,  percebeu-se que os problemas não ocorriam apenas na linha final, mas no processo como um todo. “Depois de debatermos muito internamente, o grupo de trabalho culminou com este evento inovador e significativo para tratarmos especialmente de erros de medicação, falhas na comunicação e no registro de notificações”, disse Helga.

 As discussões técnicas iniciaram na manhã do dia 17 com a palestra do médico infectologista José Branco, fundador e diretor do Instituto Brasileiro para a Segurança do Paciente(IBSP), e da enfermeira Karina Pires, diretora de Operações do Instituto. Os dois abordaram o cenário dos eventos adversos no Brasil e no mundo e da necessária integração de todos profissionais para a segurança do paciente. “A padronização da mensuração e de resultados é essencial, para isso precisamos alto envolvimento da direção técnica das instituições, transparência nos dados, trabalho em equipe e redesenho dos modelos sempre que necessário”, disse o médico.

A enfermeira Karina focou no trabalho da Enfermagem e como as boas práticas podem diminuir os números de incidentes. “A estruturação da área de comunicação é fundamental, isso inclui rondas a cada hora, quadro de informações, passagem de plantão à beira do leito e a fala padronizada, que inclui conectar-se, apresentar-se, pedir permissão e respostas claras ao paciente”, ressaltou ela.

GRUPOS E SOLUÇÕES – Na sequência, os participantes foram divididos em grupos com coordenação de mentores das áreas de Enfermagem e Tecnologia para levantar quais os principais problemas nas instituições de saúde. Foram criados “personas” fictícias e debatidas situações reais que ocorrem no dia a dia para encontrar soluções que possam ser aplicadas para melhorar os processos. Os grupos trabalharam até onze horas da noite, sendo que alguns foram além para desenvolver protótipos a serem mostrados no dia seguinte. Nesta noite também ocorreu a abertura do Summit ACM 2019, evento parceiro e paralelo ao DesignThon. (veja matéria aqui)

Na sexta-feira, dia 18, os participantes passaram a manhã afinando estes projetos e durante a tarde cada grupo apresentou sua ideia ao corpo de jurados formado por sete profissionais e representantes das entidades realizadoras do evento, somando ainda a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate). Eles tinham 5 minutos para uma apresentação (pitches) e mais 2 minutos para responder perguntas dos jurados.

Cada protótipo recebeu uma nota (score) e, ao final do evento, eles foram para um ranking que foi apresentado a todos ao participantes no encerramento do Summit ACM.

O grupo H7 obteve o melhor score apresentando o QR Health – a tecnologia que salva vidas e reduz os custos do processo. A ideia é scanear o medicamento e o paciente que deve recebê-lo, cada um com seu QR Code, fazendo parte da dupla checagem. Uma solução simples, com inserção de códigos em um sistema também fácil de implantar, e que ajuda a confirmar se o medicamento estava correto para determinado paciente. A enfermeira fiscal do Coren/SC de Criciúma, Edna Camilo de Souza, fez parte deste grupo.

Na sequência ficaram os grupos H1, com um aplicativo Note-fique que seria usado apenas pelas equipes de uma instituição; depois o H4, com uma metodologia inicial analógica e depois um aplicativo a ser usado pelo paciente para que ele interaja, notifique e dê opinião; em quarto o grupo H5            que sugeriu o uso de comunicação interna em um hospital infantil; depois o H6 com um aplicativo de dupla checagem na administração de medicamentos e uma assistente virtual para uso dos funcionários; o grupo H8 apresentou uma solução para rastreabilidade depois que o medicamento sai da farmácia da instituição e sugeriu o remanejamento do farmacêutico clínico; na sequência o H3, que apresentou um Protocolo para administração segura de medicamentos e por fim, o H2, que mostrou ideias para melhorar os processos com avaliações iniciais e acompanhamento de cada etapa num hospital particular.

“Todas as ideias foram bem planejadas e estruturadas. O grande ganho foi o debate aprofundado, a percepção de onde podemos melhorar os processos e o compartilhamento de informações de especialistas em cada área. Estamos iniciando uma nova era de inovação na área de Segurança do Paciente em Santa Catarina”, disse a conselheira secretária do Coren/SC, Daniella Farinella Jora, que coordenou o grupo de trabalho do DesignThon, junto com Ivan Moraes, coordenador nacional do Movimento Hacking Health.

HISTÓRICO – Desde o início do ano, o Coren/SC e as instituições que fazem parte do projeto, realizaram  reuniões com públicos diferenciados para debater o tema e preparar os subsídios com os desafios da Enfermagem nesta área. Foram encontros com os integrantes dos Núcleos de Segurança de Paciente, com auditores dos servições de saúde, depois com gestores e CEOs das instituições e também com os membros das áreas de Recursos Humanos. “Toda esta trajetória nos permitiu engajar uma parte do ecossistema de saúde da grande Florianópolis, definirmos as maiores “dores” relacionadas à Segurança do Paciente que serão apresentadas aos grupos de trabalho nos dias do DesignThon, momento de análise, discussão e geração de soluções por parte dos profissionais que farão parte das equipes “, disse a conselheira secretária do Coren/SC, Daniella Farinella Jora, que está no grupo da organização do evento.