Coren/SC presente no I SULPICS: Saúde Integrativa, Perspectivas e Desafios Contemporâneos

De 22 à 24 de outubro em Porto Alegre/RS, foi realizado o I SULPICS: Saúde Integrativa, Perspectivas e Desafios Contemporâneos, evento promovido conjuntamente pelo Laboratório de Estudos em Saúde Integrativa (LABESI) do Mestrado Profissional em Enfermagem da Unisinos/RS, Grupo Hospitalar Conceição/SUS, através do GT em Práticas Integrativas e Complementares e pelas instituições apoiadoras UFCSPA, IPA, CRF, CFF, Coren Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, assim como Cofen e UFSC.

Nos três dias o evento, ocorreu um amplo debate que oportunizou que vários profissionais da área da saúde de SC, PR e RS apresentassem suas experiências e proposições que subisdiarão ações em PICS através da Rede Sul. A enfermeira Maria do Carmo Vicensi, que coordena a Comissão de Ética do Coren/SC, apresentou seu trabalho sobre a acupuntura como prática no alívio da dor.

O objetivo do evento foi promover e potencializar a atenção em Práticas Integrativas e Complementares no SUS, por meio de trocas de experiências entre serviço, trabalhadores e comunidade, bem como no cuidado, ensino e pesquisa. Uma série de atividades marcaram a programação que teve início na terça-feira, 22/10 com oficinas pré-evento. No dia 23 de outubro a abertura do evento contou com a presença da Presidente do Coren/SC Helga Regina Bresciani, Presidente do Coren/RS Daniel Menezes e a Conselheira Federal Rosangela Schneider, além de outras autoridades da área.