Municípios da Serra Catarinense participaram de capacitação para uso de Protocolos de Enfermagem

No último dia 24 de outubro, os profissionais de Enfermagem de 13 municípios da Serra Catarinense participaram da primeira etapa de capacitação do uso de Protocolos de Enfermagem para profissionais da Atenção Primária promovida pelo Coren/SC. O treinamento foi realizado no Órion Parque, em Lages

A conselheira do Coren/SC Elizimara Ferreira Siqueira coordena estas atividades no Estado e esteve em Lages para ministrar esta capacitação. Estiveram presentes profissionais de Anita Garibaldi, Bom Jardim da Serra, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Lages ,Otacílio Costa, Palmeira, Ponte Alta, Pouso Redondo, Paial, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici

Neste primeiro encontro foram realizadas as Oficinas de Diagnóstico e de Consulta e Processo de Enfermagem. Os participantes recebem informações sobre quais as prerrogativas das funções das(os) enfermeiras(os) na Atenção Primária e como podem atuar realizando a consulta e prescrevendo medicamentos.

A próxima etapa ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro, onde serão detalhados os temas que fazem parte dos Protocolos, como Hipertensão, diabetes e outros fatores associados a doenças cardiovasculares, Infecções Sexualmente Transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse em saúde coletiva (Dengue/Tuberculose), Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida, Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto.

Os Protocolos são vários documentos reunidos para definir padrões de atendimento aos usuários e foram organizados numa parceria do Coren/SC com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.