Coren/SC participa de oficina sobre Práticas Avançadas de Enfermagem do Cofen

A enfermeira colaboradora Fernanda Paese da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis esteve representando o Coren/SC junto a  representantes de outros Conselhos Regionais de Enfermagem, pesquisadores, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), juntamente com a Comissão de Práticas Avançadas do Cofen, deram início, nesta quinta-feira (24), à 3ª Oficina de Convergências Metodológicas do Projeto Análise das Práticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária da Saúde. O evento acontece no auditório da Faculdade de Ciência da Saúde, na Universidade de Brasília (UnB).

A oficina objetiva apresentar os instrumentos de coleta de dados a serem utilizados no projeto Análise das Práticas de Enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde: Estudo Nacional de Métodos Mistos, tendo por finalidade alinhamento técnico-científico e operacional da pesquisa.

A vice-presidente do Cofen, Nádia Ramalho, participou da mesa de abertura e ressaltou, em seu discurso, não ter dúvidas que esse estudo vai dar subsídios necessários para mostrar o quanto a Enfermagem vem produzindo nas suas diversas áreas, principalmente, na Atenção Primária à Saúde.

“A pesquisa vai nos mostrar como esses profissionais atuam, qual a importância da Enfermagem para o Sistema Único de Saúde (SUS), e mostrar o quanto esse profissional é capaz de aumentar a cobertura e o acesso da população nos serviços de atenção básica”, explicou.

A vice-presidente do Cofen, Nádia Ramalho, participou da mesa de abertura

A coordenadora da Comissão de Práticas Avançadas do Cofen, Elisabete Paz, lembra que a pesquisa é uma análise das práticas de Enfermagem no contexto da atenção primária e o objetivo é fazer o mapeamento do que o enfermeiro da atenção primária da saúde realiza. “Queremos saber onde o profissional tem mais autonomia, onde essa autonomia é limitada e quais são suas dificuldades para o exercício profissional”, detalhou Paz.

“Essa pesquisa fará o censo nacional, o primeiro grande censo da Enfermagem na atenção primaria das práticas que são desenvolvidas”, destacou Elisabete. O projeto conta com o apoio e integração de todos os Conselhos Regionais e das universidades públicas brasileiras.

Laboratório de Inovações – Durante o encontro, Nádia apresentou também o “Laboratório de Inovação em Enfermagem: Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal”, iniciativa promovida pelo Cofen e pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS), que busca conhecer projetos desenvolvidos por profissionais de Enfermagem.

Nádia ressaltou que já são 38 trabalhos inscritos e espera mais inscrições. “Faremos o lançamento em 2020, apresentando todos os trabalhos que foram selecionados, no qual acontecerá, ainda, o encerramento do Nursing Now Brasil. Convoco vocês a se engajarem e aderir essa proposta de trabalho”, finalizou.

Fonte: Ascom – Cofen