Coren/SC participa do XVI Congresso Brasileiro de Transplantes em Campinas

A enfermeira fiscal do Coren/SC, Laryssa Inoue, participou do  XVI Congresso Brasileiro de Transplantes em Campinas entre os dias 16 e 19 de outubro, em Campinas (SP). Também foi realizado em paralelo o XV Encontro de Enfermagem em Transplantes. Representando o Cofen, estava a Enfermeira e Professora Doutora Janine Schirmer, coordenadora do Departamento de Enfermagem da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, entidade realizadora do evento.

Professora Elaine Reed e Laryssa Inoue

Palestrante Lori West

A programação do Congresso foi dividida por salas com os seguintes assuntos: “Imunobiologia / Histocompatibilidade”, “Infecção”, “Coordenação, Enfermagem e Ética”, “Fígado”, “Cardiotorácico”, “Rim” e “Miscelânea”. Laryssa acompanhou as palestras sobre a temática de Protocolo de morte encefálica e procedimentos que podem ser realizados pela equipe de saúde para agilizar o processo de doação de órgãos, assim como as que trataram de temas como possibilidade de transplantes realizados a partir de doadores que possuem doença transmissível, desde que haja autorização do receptor, aumento da participação e da visibilidade das mulheres que trabalham no ramo de transplantes, triagem epidemiológica de doadores de órgãos, doação e retransplante cardíaco.

“O Congresso agregou conhecimentos e foi interessante saber do panorama de uma área tão importante como é a área de transplantes”, conta a enfermeira fiscal. O Congresso teve participação de palestrantes internacionais, como a professora de Patologia da UCLA, Elaine Reed, que falou sobre a prevenção de rejeição de transplantes. Outra palestrante internacional presente foi Lori West, Diretora do Heart Transplantation Research da Universidade de Alberta, no Canadá. Ela abordou a multidisciplinaridade integrando profissionais de diferentes áreas na pesquisa sobre transplante cardíaco, incluindo também a visão de familiares e transplantados.