Novembro Azul conscientiza homens sobre os hábitos em relação à saúde

Todos os anos em novembro o Coren/SC apoia o movimento de conscientização da população masculina sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de algumas doenças, em especial o câncer de próstata. A Campanha Novembro Azul foi criada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para conscientização das doenças masculinas e a quebra dos preconceitos como ir a consultas médicas e fazer o exame de toque quando preciso.
O Instituto Lado a Lado desde sua fundação em 2008 promove a mudança de comportamento masculina em relação ao cuidado da saúde. A campanha Novembro Azul de 2019 traz o mote da necessidade de uma atitude de cada homem, por isso a hashtag #azultitude será usada. A iniciativa foi desenvolvida pela agência 4Barra12 para conscientizar os homens brasileiros sobre a importância de serem protagonistas de sua saúde, cuidando dela de maneira integral.
Durante todo o mês de novembro, serão realizadas inúmeras ações para alertar sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames preventivos do câncer de próstata.
A doença é a segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda em 2018. E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.
A doença quando diagnosticada precocemente tem cerca de 90% de chances de cura. Homens negros e com casos da doença na família precisam realizar os exames regularmente a partir dos 45 anos, o restante a indicação é a partir dos 50.

Origem
O chamado Novembro Azul teve sua origem na Austrália em 2003, quando alguns homens começaram a cultivar bigodes do dia 1 ao dia 30 de novembro e esses mesmos homens se reuniam para troca de informações sobre doenças masculinas como Depressão, Câncer de Testículo e Câncer de Próstata. O movimento foi batizado de Movember (Moustache + november) por causa dos bigodes e se espalhou pelo mundo.
Vale lembrar que o mês foi escolhido por conta do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro, e no dia 19 é comemorado o Dia Internacional do Homem.

Informações: Wikipédia, INCA, Minuto Saudável e NovembroAzul.com.br