Conselheiras participam do 3º Seminário Internacional de Enfermagem para Segurança do Paciente em São Paulo

Nos dias 24 e 25 do mês de outubro as conselheiras do Coren/SC, Daniela Maçaneiro e Laís Concellos representaram a instituição no 3º Seminário Internacional de Enfermagem para Segurança do Paciente que ocorreu no campus Vergueiro daUniversidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo (SP). O evento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP)  e teve como tema as “Práticas Seguras no Uso de Medicamentos”.

O seminário contou com uma convidada internacional, a enfermeira americana Michelle Mandrack, uma das diretoras do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicação (ISMP) dos Estados Unidos, cuja representação brasileira apoiou o evento. A especialidade de Michelle, também professora da Escola de Farmácia da Temple University, na Filadélfia, é conduzir análises de segurança e elaborar recomendações para o uso seguro de medicamentos. Michelle ministrou duas aulas durante o seminário: “Práticas seguras em terapia intravenosa”, com foco na identificação de riscos e oportunidades de melhoria na administração de medicamentos por via intravenosa, e “Novas diretrizes de segurança para bombas de infusão”, a respeito da atualização das recomendações do ISMP e do uso do sistema de redução de erros na dose.

Palestrantes nacionais apresentaram casos de sucesso das principais instituições de saúde do Brasil. Alguns dos assuntos que estiveram em destaque abrangeram o desafio de manter a efetividade e segurança da medicação nas transições do cuidado; o preparo de drogas vesicantes e tecnologias de apoio à tomada de decisão na prescrição. 

No dia 24 de outubro ocorreu um workshop pré-evento com o tema “Ferramentas para o Desenvolvimento de Equipes Inovadoras – Novos modelos de gestão técnica e emocional de times”. O workshop foi conduzido pela consultora Adriana Vieira e pela terapeuta Adriana Splendore, que criaram uma vivência para desenvolver capacidades técnicas e emocionais de gestão para profissionais de saúde.  Adriana Vieira tem 27 anos de experiência na indústria farmacêutica e no mercado hospitalar, e fundou a consultoria Move2up, para treinar e desenvolver habilidades de gestão inovadoras em profissionais. Aos instrumentos técnicos oferecidos por Adriana Vieira, somam-se as ferramentas para inteligência e equilíbrio emocional, apresentadas pela terapeuta Adriana Splendore, integrante do grupo Proser do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (IPq-USP).

O pré-evento teve cerca de 60 participantes e o seminário reuniu 380 profissionais.

No encerramento do evento houve a premiação dos trabalhos científicos inscritos e um grupo de pesquisadoras que atuam no Hospital Universitário, em Florianópolis, ficou com o terceiro lugar. O trabalho foi “Proposta de Bundle para uso de drogas vasotivas na UTI Neonatal”. A enfermeira Gabriela Pires Ribeiro apresentou o estudo, sendo ela autora junto com Roberta Costa, Simone Santos, Melissa Locks e Patricia Klock.