Coren/SC presente no 22° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem

Com o auditório do Centro de Exposição de Foz do Iguaçu (PR) lotado, as delegações de todos os Conselhos Regionais de Enfermagem desfilaram na abertura do 22° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que aconteceu na noite desta segunda-feira (11). Também estiveram delegações internacionais do Paraguai, Uruguai e Argentina, além de representantes de outros países como França e Portugal. O Coren/SC está representado no evento com uma delegação de 40 participantes, entre conselheiros, enfermeiros fiscais, colaboradores das Câmaras Técnicas e empregados da instituição. A delegação levou um pouco da cultura alemã para o desfile, com roupas típicas e música.

Com o tema “A formação e o exercício profissional na era tecnológica: impactos na Enfermagem”, a abertura do evento contou com a presença de autoridades, profissionais de saúde e estudantes de todo País. O coral de crianças da Associação Fraternidade Aliança (AFA) abriu o evento, logo em seguida as delegações desfilaram com as músicas típicas dos seus estados.

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, deu as boas-vindas aos congressistas e enfatizou a i

mportância da tecnologia para novas formas do cuidar e o lado negativo com a Educação a Distância (EAD) banalizado o ensino. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, ocupou a mesa de abertura junto com os demais presidentes dos conselhos regionais de todo o país.

“Alguns estudos apontam que, nos próximos 10 anos, diversas profissões serão extremamente impactadas pelas novas tecnologias. No caso da Enfermagem, não há como ser superada pela tecnologia. Desde o início da humanidade, sempre existiu uma profissão para cuidar das pessoas. Não é possível substituir o cuidado por máquinas. Precisamos, de fato, nos anteciparmos para fazer essa discussão e nos prepararmos para este futuro. As tecnologias trazem impactos muito negativos no Ensino a Distância, que vem provocando uma verdadeira tragédia na formação de enfermeiros pelo Brasil”, afirmou.

A anfitriã do congresso, a presidente do Conselho Regional do Paraná (Coren-PR), Simone Peruzzo, apresentou um pouco do seu estado, o trabalho do Regional e convidou o prefeito da cidade, Chico Brasileiro, para assinar o termo de cooperação com a prefeitura. O prefeito reforçou a importância da Enfermagem para fortalecer a Saúde Pública. “Vivemos um momento político em que os profissionais da saúde são essenciais para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.

Congresso – O CBCENF acontece de 11 a 14 de novembro e é considerado o maior congresso da área da Enfermagem na América Latina. São palestras, mesas-redondas, minicursos e milhares de trabalhos científicos apresentados simultaneamente. Este ano, a abertura contou com a transmissão ao vivo de 12 influenciadores digitais e nas redes sociais oficiais do Cofen.

A campanha mundial do Nursing Now, que luta pelo empoderamento e valorização da Enfermagem, também marcou a abertura com vídeos informativos e materiais gráficos. Ao longo dos 4 dias de evento, a programação também conta com atividades internacionais, como o Encontro de Enfermagem dos Países do Mercosul, Encontro Latino-Americano de Saúde Mental, Encontro Internacional de Enfermagem Militar e o painel “Nursing Now: Compromisso do Sistema Cofen/Conselhos Regionais com a Enfermagem Brasileira”.

Fonte: Ascom – Cofen