Sistema de Comissões de Ética é apresentado em encontro durante 22º CBCENF

O 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) recebeu milhares de congressistas na segunda-feira  (11) para as atividades pré-congresso: desde cursos e oficinas até encontros e reuniões. Em um dos encontros realizados, das Comissões de Ética, o Coren/SC apresentou a experiência com desenvolvimento de um sistema para as Comissões de Ética das instituições de saúde. A coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC, Maria do Carmo Vicensi, apresentou os números crescentes de comissões implantadas e a organização dos documentos e registros via sistema. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, acompanhou o encontro.

Outro encontro que já iniciou como pré-evento foi o dos departamentos de Tecnologia da Informação dos Regionais. O programador do Coren/SC, Alexandre Prazeres, esteve presente e na pauta foram debatidos estrutura de servidores e inovações em sistemas. O encontro continua em mais um dia do Congresso.

Durante a segunda-feira os cursos abordaram diversas temáticas, que reuniram assuntos atuais e importantes para a alunos e profissionais de Enfermagem. O curso “Implantação de Unidade de Coleta de Leite Humano e Sala de Apoio ao Aleitamento Materno em Unidades de Atenção Primária em Saúde” aconteceu no período da manhã e tarde e chamou a atenção de vários congressistas. A conselheira do Coren/SC, Ioná Vieira Bez Birolo, participou do curso sobre “Indicadores de saúde como evidências no trabalho do Enfermeiro”.

Outros temas foram abordados por profissionais especialistas de todo o País: “Atualização em tratamento de feridas”, “Suporte Básico de Vida”, “Interpretação de exames laboratoriais aplicados às emergências”, “Metodologia para estruturação de custos de procedimentos de Enfermagem”, “Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa”, “Rede Cegonha: Assistência à Saúde da mulher indígena”, “Uso racional de medicamentos” foram alguns dos cursos que aconteceram durante todo o dia, cerca de 20 atividades.

“A programação prévia oferecida pelo evento está bem diversificada e com temas atuais e importantes para a Enfermagem”, avaliou uma congressista. A coordenadora da Comissão Científica do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, destacou que os cursos foram pensados de forma que abordassem temas emergentes a fim de agregar conhecimentos atuais para a Enfermagem. “A cada ano, os cursos são mais procurados, mostra que estamos no caminho certo”, pontua a coordenadora.

Além dos cursos, também aconteceram oficinas, encontros e reuniões. O Conselho Regional de Enfermagem do Mercosul (CREM) se reuniu para tratar da elaboração de protocolos de Enfermagem na APS. A discussão se estende até quarta-feira (13).

Com informações da Ascom-Cofen