Experiências exitosas do Programa Nacional da Qualidade são apresentadas no 22º CBCENF

O painel que aconteceu nesta quarta-feira (13;11) sobre o Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) trouxe aos congressistas do 22º CBCENF uma série de experiências exitosas identificadas pela Comissão Nacional da Qualidade em todo o Brasil.

Por meio da apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas Instituições já certificadas ou em processo de certificação pelo PNQ, os congressistas puderam tomar conhecimento das iniciativas inovadoras envolvendo processos de Gestão de Riscos, Gestão da Qualidade e Gestão de Segurança do Paciente.

Com a moderação de Cláudio Porto, coordenador do PNQ, foram abordados temas como: Utilização da Ferramenta MAGNET como Gestão Assistencial; Processo de Navigator Nurse (Enfermeiro Navegador); Atuação da Enfermagem no Diagnóstico por Imagem; Protocolos Assistenciais como Barreiras de Segurança, entre outros.

Já são mais 35 instituições que conseguiram receber o Selo Cofen e milhares de profissionais de Enfermagem impactados com o programa. “Essas práticas inovadoras de gestão vêm impactando fortemente nos resultados positivos alcançados pelas instituições, resultando no empoderamento e fortalecimento da Enfermagem brasileira”, destacou Claúdio Porto.

Os palestrantes foram representantes das áreas de Gestão de Enfermagem e Gestão de Qualidade das seguintes instituições: Grupo Fleury; Hospital Moinhos de Vento; Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo; Hospital AC Camargo; Hospital Unimed de João Pessoa; Hospital Yutaka Takeda; Hospital Santa Catarina de São Paulo; e Hospital Vivale Rede Dor São Luís.

Lançamento de livro – Durante o painel, foi informado pela coordenação do PNQ que o Cofen irá desenvolver, em parceria com o Grupo de Trabalho de Inovações Práticas, um livro contendo todas as experiências e inovações identificadas no programa para possibilitar a divulgação dos conhecimentos que estão empoderando e transformando a realidade atual da Enfermagem brasileira.