Lançamento de livros que retratam a Enfermagem durante o 22º CBCEnf

No segundo dia de evento, na terça-feira (12), a programação do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) contemplou o lançamento de diversos livros com temas relacionados à Enfermagem. A sessão de lançamento foi conduzida pelo membro da comissão científica do CBCENF, Leocarlos Cartaxo, e os autores e organizadores dos livros apresentaram suas obras e realizaram distribuição gratuita para os congressistas. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, prestigiou a atividade.

Presidente do Coren/SC e a autora Flávia Fernandes, que foi Destaque Profissional 2019

Na sessão foram lançadas as obras “A Enfermagem Fantástica em Cordel pela História da Enfermagem” e “Jorge Vianna: de borracheiro a Deputado Distrital – Samuzeiro” da escritora e cordelista Onã Silva, “Sistematização da Assistência de Enfermagem: da teoria à prática” de Dirce Stein Backs, “Dillenia indica: uma espécia vegetal segura para tratar lesões psoriasiformes” de Flávia de Souza Fernandes, “Suicídio e ideação suicida” de Sandra Maria da Penha, Josileide Aparecida e Edna Lúcia Batista,”Compêndio de Enfermagem Cirúrgica: intra e pós-operatório imediato” de Betania Santos, Aurilene Cartaxo e Leila Fonseca, “Tópicos de Legislação para Estudantes e Profissionais de Enfermagem” de Betania Maria, Sonia Josino, Aurilene Cavalcanti e Zarqueu Silva, e “História de plantão” livro com história reais e organizado pela Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf).

Deputado Jorge Vianna e a presidente do Coren/SC Helga Bresciani

Ao conduzir a sessão, Leocarlos ressalta a importância que produção literária tem, já que promove a intelectualidade na Enfermagem. Estiveram presentes durante os lançamentos o conselheiro federal, Antonio José Coutinho, e o presidente do Cofen, Manoel Neri, para prestigiar e demonstrar o apoio do conselho às iniciativas e obras produzidas, bem como parabenizar os autores.

Neri teve participação ativa em duas publicações lançadas, escreveu o prólogo do livro “Tópicos de Legislação para Estudantes e Profissionais de Enfermagem” e também a apresentação do livro “Histórias de plantão”.

O livro “Histórias de plantão” recebeu aclamação do público presente, ela retrata história reais de técnicos e auxiliares de Enfermagem sobre suas vivências em plantões. A obra foi idealizada e produzida durante o 21º CBCENF, quando a Conatenf colheu mais de 200 depoimentos e histórias de técnicos e auxiliares de Enfermagem para compor a obra. A primeira edição foi lançada no 22º CBCENF, com 25 histórias e segundo Paulo Murilo de Paiva, secretário da Conatenf, o objetivo é continuar lançando novas edições com mais histórias para serem conhecidas e compartilhadas.

O presidente do Cofen parabenizou a comissão e ressaltou o valor dela para a classe da Enfermagem e categorizou o projeto do livro como “Simples e brilhante!”.