Maceió será a próxima sede do CBCENF, anunciou o presidente do Cofen no encerramento da edição deste ano

Aconteceu na quinta-feira (14/11), o encerramento oficial do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem  (CBCENF) em Foz do Iguaçu, Paraná. A cerimônia contou com a presença dos congressistas, representantes do Cofen e Conselhos Regionais e autoridades que compartilharam agradecimentos, homenagens e premiações.

A coordenadora da Comissão Científica do 22º CBCENF, Betania Maria dos Santos, se emocionou em seu discurso enquanto agradecia ao presidente do Cofen, Manoel Neri, e ao coordenador geral do CBCENF, Magno Guedes, pela confiança e auxílio durante todo o congresso. Ela apontou a importância do tema que deu o tom às discussões do encontro, “A formação e o exercício profissional na era tecnológica: impactos na Enfermagem”. Segundo ela, é preciso que profissionais e estudantes da área pesem os impactos da tecnologia na educação e no dia a dia da profissão. Betania encerra sua fala informando que agora já começam os preparativos para o 23º CBCENF.

Esteve presente também na cerimônia a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), Simmone Peruzzo, que presenteou o presidente do Cofen com uma lembrança do seu estado e agradeceu pela honra de ter recebido o CBCENF em Foz do Iguaçu.

Trabalhos científicos premiados – Durante a cerimônia foram premiados os trabalhos apresentados no CBCENF que receberam destaque. Paraná recebeu primeiro e terceiro lugar e Rio Grande do Sul ficou com o segundo. Os três primeiros colocados recebem R$7,5 mil cada.

23º CBCENF acontecerá em Maceió – O presidente do Coren-AL, Renné Costa, discursou na cerimônia de encerramento sobre a mistura de emoção e responsabilidade que será receber o 23º CBCENF em novembro de 2020 na sua cidade, Maceió (AL). Segundo ele, a expectativa é igualar o tamanho e excelência do evento deste ano.

O coordenador do CBCENF, Magno Guedes, iniciou seu discurso enaltecendo o brilhantismo da Enfermagem brasileira, que está presente sempre na vida da população. Ele agradeceu toda a sua equipe de apoio, que auxilia durante o evento e convidou todos para estar presentes em Maceió próximo ano.

Manoel Neri, presidente do Cofen, apresentou o número de 5.106 congressistas, entre profissionais, enfermeiros, estudantes, técnicos e auxiliares de Enfermagem, residentes, obstetrízes e outros profissionais presentes no congresso.

Neri agradeceu a presença e contribuição de todos em formar um ambiente positivo de convivência fraterna e, principalmente, diversidade. Para ele, o respeito à diferenças e a diversidade encontrada no evento são um exemplo para como o nosso país deve ser: repleto de tolerância. “Esse é o país que precisamos construir, celebrando o respeito e a tolerância apesar das diferenças de raça, nacionalidade, gênero e sexualidade”, apontou ele.

O presidente também saudou os internautas que estiveram acompanhando o encontro nas transmissões ao vivo e coberturas realizadas em redes sociais do congresso. Essa inovação contribui para participação online daqueles que não puderam estar presentes e é uma novidade do 22º CBCENF.

Para finalizar, Neri agradeceu a equipe do sistema Cofen/Conselhos Regionais que construiu o evento e convidou todos ao próximo encontro, no 23º CBCENF de 03 a 06 de novembro de 2020, em Maceió!

Fonte: Ascom – Cofen