Lages sediou mais uma etapa regional da 2ª Conferência de Enfermagem

Nesta terça-feira (19/11), em Lages, o Coren/SC  realizou com apoio do Cofen mais uma etapa regional da 2ª Conferência de Enfermagem de Santa Catarina. Durante todo o dia, no campus da Uniplac, cerca de 130 profissionais e estudantes de Enfermagem estiveram reunidos para levantar propostas e ideias que fortaleçam e valorizem a profissão. A abertura foi realizada pela presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, e contou com a presença da conselheira do Coren/SC Rosângela Borges da Silva, secretária municipal de Saúde de Lages, Odila Waldrich, do reitor da Uniplac, Kaio Henrique Coelho do Amarante, do vereador de Lages, Maurício Batalha, que veio a pedido da deputada federal Carmen Zanotto. A enfermeira Andrea Borges, coordenadora do curso na Uniplac, representou as(os) enfermeiras(os) e a Técnica Taynara Machado Mistura representou as(os) técnicas(os) e auxiliares de Enfermagem. A enfermeira fiscal Giana Poetini também acompanhou o evento.

A secretária de Saúde elogiou a iniciativa e todo empenho que o Coren/SC tem tido para ampliar as possibilidades de valorização da Enfermagem na região. O reitor da Uniplac destacou a importância da categoria e como o curso tem atraído cada vez mais interessados. O vereador Maurício Batalha também ressaltou a categoria como fundamental no atendimento à população. Em seguida, a presidente do Coren/SC deu início aos trabalhos e fez a leitura do Regulamento desta etapa, que foi homologado pelos presentes.

Numa palestra de abertura, Helga Bresciani aprofundou mais o tema desta edição que é “Dilemas do Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem” e deu informações sobre alguns dos desafios da categoria, como segurança do paciente, a Sistematização da Assistência, a formação e o ensino a distância, além de abordar a legislação e as diferenças de atuação das entidades representativas. Os dados serviram de subsídios para os participantes antes de iniciar o trabalho de discussão de propostas. Ela falou ainda dos processos de trabalho, a liderança dentro das equipes, a comunicação e deu indicativos sobre o papel dos profissionais na qualidade da assistência.

Ainda pela manhã, os participantes foram divididos em seis grupos para que cada um debatesse um dos eixos:  Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem;  Desafios da Enfermagem para com a Qualidade da Assistência; A Formação da Enfermagem; Papel Social da Enfermagem; Sistematização da Assistência de Enfermagem; e o Compromisso Ético da Enfermagem. Em cada grupo atuaram dois facilitadores da própria região, foram escolhidos na hora um coordenador e um relator e os integrantes receberam textos que ajudaram no debate, incluindo os eixos transversais  que são: Relações   Interpessoais; Doenças Ocupacionais e Riscos Psicossociais; e Valorização do Profissional de Enfermagem.

No fim da tarde, todos retornaram ao auditório principal para mostrar as propostas levantadas e votar para serem encaminhadas à Etapa Estadual, em Florianópolis, a ser realizada no primeiro semestre em 2020. Os participantes receberam um dispositivo eletrônico para votar em cada proposta e as aprovadas, sendo no máximo 10 por eixo, sendo que todas as aprovadas farão parte do rol de propostas que serão levadas pelos delegados eleitos. Foram escolhidas seis enfermeiras titulares e duas suplentes, cinco técnicas de Enfermagem e duas estudantes como observadoras para participarem como delegadas na Etapa Estadual.

 

 

PRÓXIMAS ETAPAS – Serão mais sete etapas regionais para levantar as propostas e ideias vindas dos profissionais para fortalecer e valorizar a Enfermagem. Mais uma será realizada este ano, amanhã, em Joaçaba (20/11) e outras cinco em 2020 (São Miguel do Oeste, Chapecó, Florianópolis, Blumenau e Joinville).

INSCRIÇÕES – Clique aqui e preencha o formulário de inscrição

Confira aqui o REGIMENTO da 2a Conferência de Enfermagem.

 

 

RESULTADOS  – Na 1ª Conferência de Enfermagem, em 2016, os profissionais apresentaram mais de 300 propostas que foram aprovadas na Etapa Estadual realizada em novembro, em Florianópolis. O material foi compilado, fez parte do Planejamento Estratégico da Gestão do Coren/SC. Além disso, as que dependiam de outras instâncias foram entregues pessoalmente pela presidente do Coren/SC às entidades representativas, como Cofen e ABEn, e ao Poder Legislativo no caso de projetos de lei.

Um dos resultados concretos foram as apresentações de Projetos de Lei para melhoria das condições de trabalho, como a Lei do Repouso e Área de Convivência que foi aprovada em 2018 depois de um trajeto longo dentro da Assembleia Legislativa. Outro destaque foi a produção e veiculação de um vídeo de valorização do trabalho da Enfermagem feito pelo Coren/SC em 2018, além da aprovação pelo Cofen neste ano da anuidade única para duas categorias de profissionais.

Muitas outras propostas foram virando ações, como a discussão mais aprofundada  de temas como Segurança do Paciente, Atenção Primária e a busca de soluções para melhorias nos ambientes de trabalho.

Os Anais do evento trazem todos os documentos relacionados às discussões.  A publicação pode ser usada como referência bibliográfica e traz o Regimento, o Regulamento e o Documento Orientador que serviu de base para os grupos formularem as propostas que integra a Plataforma de Prioridades de Enfermagem.

A Plataforma é uma compilação dos encaminhamentos aprovados na plenária final do evento e tais propostas estão sendo repassadas às entidades representativas da Enfermagem e demais órgãos ou instituições que tenham a ver com as sugestões.

Conheça como foi a 1a Conferência de Enfermagem em 2016 e as propostas aprovadas – Plataforma de Prioridades