Primeira etapa da Capacitação do uso de Protocolos de Enfermagem ocorreu na Região Norte

Nesta segunda-feira (18/11),  123 profissionais de Enfermagem de 20 municípios da região norte do Estado participaram da capacitação do uso de Protocolos de Enfermagem para profissionais da Atenção Primária promovida pelo Coren/SC. O treinamento foi realizado no auditório do Senac, em Joinville.

A conselheira do Coren/SC Laís Concellos realizou a abertura do evento e destacou que “o Coren/SC tornou-se referência inclusive para outros Estados na elaboração e construção de metodologias de aprendizado.  Uma capacitação como esta traz ganhos efetivos não só para o profissional Enfermeiro enquanto protagonista inserido na equipe multidisciplinar, mas para toda uma comunidade e principalmente para o usuário razão de todos os esforços no sistema de saúde”.

A capacitação foi ministrada pela enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis Fernanda Paese. Estiveram presentes os enfermeiros fiscais da subseção de Joinville Charles Carvalho de Souza e Deyse Bertotti junto com profissionais de Araquari, Benedito Novo, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Brusque, Corupá, Guaramirim, Ibirama, Irineópolis, Itaiópolis, Joinville, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Rio dos Cedros, Rodeio, São Bento, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú, Três Barras

Nesta primeira etapa foram realizadas as Oficinas de Diagnóstico e de Consulta e Processo de Enfermagem. Os participantes recebem informações sobre quais as prerrogativas das funções das(os) enfermeiras(os) na Atenção Primária e como podem atuar realizando a consulta e prescrevendo medicamentos.

Depois será realizad

a a segunda etapa, quando são detalhados os temas que fazem parte dos Protocolos, como Hipertensão, diabetes e outros fatores associados a doenças cardiovasculares, Infecções Sexualmente Transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse em saúde coletiva (Dengue/Tuberculose), Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida, Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto.

Os Protocolos são vários documentos reunidos para definir padrões de atendimento aos usuários e foram organizados numa parceria do Coren/SC com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.