Profissionais do Vale do Itajaí recebem Capacitação para uso dos Protocolos de Enfermagem

Nos dia 6 e 7 de novembro, os profissionais de Enfermagem de 18 municípios do Vale do Itajaí participaram da segunda etapa de capacitação do uso de Protocolos de Enfermagem para profissionais da Atenção Primária promovida pelo Coren/SC. O treinamento foi realizado no campus da Uniasselvi, em Indaial.

O treinamento foi feito pelas Enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (SMS), Karina Mendes Garcia e Lucilene Gama Paes. Estiveram presentes profissionais de Agronômica, Aurora, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Ibirama,  Imbuia, Ilhota, Indaial, Mirim Doce, Pomerode, Pouso Redondo, Rio dos Cedros, Rodeio,Trombudo Central, Timbó, Vitor Meireles, Witmarsun.

As palestras abordaram temas que fazem parte dos Protocolos, como Hipertensão, diabetes e outros fatores associados a doenças cardiovasculares, Infecções Sexualmente Transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse em saúde coletiva (Dengue/Tuberculose), Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida, Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto.

Os Protocolos são vários documentos reunidos para definir padrões de atendimento aos usuários e foram organizados numa parceria do Coren/SC com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.