Força tarefa de fiscalização retorna ao Hospital Municipal São José em Joinville

 

Os enfermeiros fiscais do Coren/SC Charles de Souza, Deyse Bertotti e Daniel Ghizoni e o procurador Leonardo dos Santos realizaram uma força tarefa no dia 19 de novembro para verificar o que foi cumprido pelo Hospital Municipal São José, em Joinville, depois da inspeção realizada nos dias 3 e 4 de abril deste ano.  Neste dia, eles dividiram-se em duas equipes para avaliar vários setores da instituição cada qual foi acompanhada por uma enfermeira que estava no momento da fiscalização. No final da inspeção, a Responsável Técnica esteve junto com o grupo.

Conforme relatório prévio realizado pela equipe, das 13 irregularidades ou ilegalidades elencadas no primeiro semestre, apenas duas foram corrigidas por completo. Num intervalo de sete meses, alguns problemas continuaram a ser detectados, como procedimentos de Enfermagem sendo realizados por profissionais não capacitados ou habilitados, e déficit na Sistematização da Assistência de Enfermagem. Um exemplo foi no setor de Pronto Atendimento, pois novamente os enfermeiros fiscais constataram uma situação envolvendo ausência de profissionais de Enfermagem em setor de observação.

Entre pontos positivos, destaca-se que não foram mais encontradas, durante a fiscalização, as ocorrências relacionadas à profissionais de Enfermagem executando prescrições medicamentosas nas quais não constava a devida assinatura do prescritor e não foi mais encontrada identificação profissional incompleta nos registros de Enfermagem nos prontuários dos pacientes atendidos pela equipe.

O Relatório completo será analisado pelos departamentos Jurídico e de Fiscalização do Coren/SC, depois avaliado em Reunião Plenária Ordinária pelos conselheiros e, então, serão definidos os encaminhamentos para garantir que os problemas sejam solucionados e a população possa contar com uma assistência mais segura e com mais qualidade. Isso porque, para os enfermeiros fiscais, diante dos dados elencados, não há como ignorar o risco à população atendida neste Hospital, tendo em vista a persistência de várias irregularidades e ilegalidades com potencial de resultar em danos, dos mais variados graus, aos pacientes que diariamente procuram atendimento neste local.