Capacitação para uso de Protocolos de Enfermagem foi realizado em Concórdia

Nos dias 12 e 13 de dezembro, 50 profissionais de Enfermagem de três municípios do Oeste do Estado participaram da primeira etapa de  capacitação do uso de Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária promovida pelo Coren/SC. O treinamento foi realizado na Câmara de Vereadores, em  Concórdia

A capacitação foi ministrada pelo Enfermeiro Jadson Mota Kreiss e pela Enfermeira Leila Brandes, ambos da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Estiveram presentes profissionais dos municípios de Concórdia,  Descanso e Irani

Nesta primeira etapa foram realizadas as Oficinas de Diagnóstico e de Consulta e Processo de Enfermagem. Os participantes recebem informações sobre quais as prerrogativas das funções das(os) enfermeiras(os) na Atenção Primária e como podem atuar realizando a consulta e prescrevendo medicamentos.

No início do próximo ano será realizada a segunda etapa, quando são detalhados os temas que fazem parte dos Protocolos, como Hipertensão, diabetes e outros fatores associados a doenças cardiovasculares, Infecções Sexualmente Transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse em saúde coletiva (Dengue/Tuberculose), Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida, Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto.

Os Protocolos são vários documentos reunidos para definir padrões de atendimento aos usuários e foram organizados numa parceria do Coren/SC com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.