“Uma das mais nobres profissões”, afirma Papa Francisco sobre a Enfermagem

O Papa Francisco rezou por enfermeiros e parteiras e afirmou ser “uma das mais nobres profissões”, neste domingo (19), no Vaticano. O Papa recordou, ainda, que 2020 é o Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira  e diz estar feliz por poder associar-se a esta celebração.

“Tenho o prazer de recordar que 2020 foi designado em nível internacional como “Ano da Enfermeira e da Parteira”. Os enfermeiros são os trabalhadores de saúde mais numerosos e mais próximos dos doentes, e as parteiras realizam talvez a mais nobre entre as profissões. Rezemos por todos eles, para que possam realizar da melhor forma seu precioso trabalho”, ressaltou Francisco.

Enfermeiros e parteiras no mundo – A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que 2020 será o Ano Internacional do enfermeiro e da parteira. A designação, declarada no início de 2019, foi aprovada pelos Estados-membros da Organização na 72.ª Assembleia Mundial de Saúde, que teve lugar em Genebra, entre 20 e 28 de maio de 2019.

De acordo com dados da OMS, mais de 50% dos serviços de saúde são compostos por enfermeiros e parteiras, tornando-os indispensáveis na prestação de Cuidados de Saúde. Segundo recentes estatísticas , no mundo há 22 milhões de enfermeiros e 2 milhões de parteiras e 70% dos casos são mulheres. Todavia permanece uma carência global dos dois perfis, principalmente no sudeste asiático e África.

Fonte: Ascom – Cofen