Em 2020: Coren/SC promove mais cinco etapas regionais da 2ª Conferência de Enfermagem de Santa Catarina. Blumenau e Joinville são os próximos, confira!

O Coren/SC  realiza com apoio do Cofen a 2ª Conferência de Enfermagem de Santa Catarina, que já foi iniciada no final de 2019 e continua agora em 2020. Nos meses de março e abril ocorrerão mais cinco das oito etapas regionais que reúnem os profissionais de Enfermagem para levantar as propostas e ideias que ajudam a fortalecer e valorizar a categoria.

ATENÇÃO: em março teremos Etapa em Blumenau (24/3) e Joinville (25/3)!

O tema desta edição será “Dilemas do Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem”, tendo como eixos de discussão, além do próprio Dimensionamento, os Desafios da Enfermagem para com a Qualidade da Assistência; A Formação da Enfermagem; Papel Social da Enfermagem; Sistematização da Assistência de Enfermagem; e o Compromisso Ético da Enfermagem. Cada etapa terá uma palestra de abertura e depois os participantes dividem-se em grupos para debater cada eixo, incluindo também os eixos transversais  que são: Relações   Interpessoais; Doenças Ocupacionais e Riscos Psicossociais; e Valorização do Profissional de Enfermagem.

Esta é a segunda vez que a Enfermagem tem um espaço coletivo para debater a profissão de forma mais aprofundada e sistemática. Em cada etapa os profissionais serão ouvidos e terão oportunidade de formular propostas que servirão de base para a Etapa Estadual, em Florianópolis, a ser realizada nos dias 1 e 2 de julho com a presença dos Delegados eleitos em cada etapa regional.

PARTICIPE NA SUA REGIÃO! AS ETAPAS REGIONAIS OCORREM DAS 8h ÀS 17h.

Confira os locais em 2020:

Blumenau – 24 de março – Local: Teatro Carlos Gomes

Joinville – 25 de março – Local: Univille

Florianópolis – 8 de abril – Local: Centro de Eventos da UFSC

Chapecó – 28 de abril – Local: Unochapecó

São Miguel do Oeste – 29 de abril – Local: Unoesc

INSCRIÇÕES – Clique aqui e preencha o formulário de inscrição

Confira aqui o REGIMENTO da 2a Conferência de Enfermagem.

RESULTADOS  – Na 1ª Conferência de Enfermagem, em 2016, os profissionais apresentaram mais de 300 propostas que foram aprovadas na Etapa Estadual realizada em novembro, em Florianópolis. O material foi compilado, fez parte do Planejamento Estratégico da Gestão do Coren/SC. Além disso, as que dependiam de outras instâncias foram entregues pessoalmente pela presidente do Coren/SC às entidades representativas, como Cofen e ABEn, e ao Poder Legislativo no caso de projetos de lei.

Um dos resultados concretos foram as apresentações de Projetos de Lei para melhoria das condições de trabalho, como a Lei do Repouso e Área de Convivência que foi aprovada em 2018 depois de um trajeto longo dentro da Assembleia Legislativa. Outro destaque foi a produção e veiculação de um vídeo de valorização do trabalho da Enfermagem feito pelo Coren/SC em 2018, além da aprovação pelo Cofen neste ano da anuidade única para duas categorias de profissionais.

Muitas outras propostas foram virando ações, como a discussão mais aprofundada  de temas como Segurança do Paciente, Atenção Primária e a busca de soluções para melhorias nos ambientes de trabalho.

Os Anais do evento trazem todos os documentos relacionados às discussões.  A publicação pode ser usada como referência bibliográfica e traz o Regimento, o Regulamento e o Documento Orientador que serviu de base para os grupos formularem as propostas que integra a Plataforma de Prioridades de Enfermagem.

A Plataforma é uma compilação dos encaminhamentos aprovados na plenária final do evento e tais propostas estão sendo repassadas às entidades representativas da Enfermagem e demais órgãos ou instituições que tenham a ver com as sugestões.

Conheça como foi a 1a Conferência de Enfermagem em 2016 e as propostas aprovadas – Plataforma de Prioridades!