Comissão de Saúde da Ascop define ações para 2020

A semana iniciou com reunião dos representantes dos conselhos profissionais que compõem a Comissão de Saúde da Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (Ascop). Reunidos na sede da entidade, os integrantes revisaram o planejamento realizado em novembro do ano passado e definiram as primeiras ações para este ano. Sob a coordenação da presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, também diretora-secretária da Ascop, e da coordenação adjunta de Jaqueline Ijuim, do Crefono3, o grupo iniciou a organização de um evento dia 7 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Estiveram presentes Marino Tessari (CREF3/SC), também tesoureiro da Ascop, Elaine da Silva Santos (CRN10), Júlia Rabelo (CRP/SC) (foto).

O objetivo é mostrar à sociedade a importância da formação e como esse período impacta no futuro dos profissionais da área da saúde, e assim os conselhos podem focar suas ações na regulamentação do exercício legal das profissões, em defesa de toda a população atendida. Está sendo organizada uma atividade na rua, com a participação dos dez conselhos da área da saúde (Crefono3, Coren/SC, CRMV/SC, CRF/SC, Crefito10, CREF3/SC, CRP/SC, CRM/SC, CRO-SC e CRN10).

Outra ação que também já começou a ser planejada será no dia 5 de maio sobre o uso racional de medicamentos. A ideia é realizar um seminário com especialistas no tema, com foco na Segurança do Paciente.

Por fim, os integrantes da Comissão também debateram as mudanças do governo federal na política dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e irão aprofundar o tema para deliberar alguma ação.