Fevereiro Roxo e Laranja: o mês de alerta sobre Mal de Alzheimer, lúpus, fibromialgia e leucemia

Você conhece a Fibromialgia, Mal de Alzheimer, Lúpus e Leucemia? Talvez tenha escutado falar de algumas dessas doenças, mas sabe suas causas, campanhas? Fevereiro é o mês de conscientização para diagnóstico e cuidado, além do combate ao preconceito a essas doenças. As ações se espalham pelo mundo dando informações e mostrando as pessoas como lidar com as diferenças. O Coren/SC apoia estas atividades e por isso colabora com a difusão dos temas.

Fevereiro Roxo

A Fibromialgia e o Lúpus são doenças sem cura, mas com tratamento para a convivência mais fácil com elas,  são autoimunes e uma delas é degenerativa que têm muita relevância e são “silenciosas” em seus sintomas e de progressão gradual.

A Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. O Lúpus é uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando sintomas como fadiga, febre e dor nas articulações. Seu nome completo é lúpus eritematoso sistêmico (LES).

Também importante, o Mal de Alzheimer tem como principal característica a perda de memória progressiva. No Brasil, estima-se que existam cerca de 1,2 milhão de pessoas com Alzheimer, sendo cerca de 100 mil novos casos por ano. A causa da doença ainda é desconhecida, mas o modo de ação vem normalmente de uma proteína chamada betamiloide, que se deposita no cérebro em algumas áreas específicas, vai formando placas e causando danos na comunicação dos neurônios.

Estas doenças fazem parte da campanha Fevereiro Roxo que surgiu em 2014, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.

Não existe um calendário oficial de conscientização, mas o trabalho geralmente é feito por Organizações Não Governamentais (ONGs) e, muitas vezes, apoiado por prefeituras e governos estatais, que promovem palestras, ações de informação e até mutirões de saúde

Um fato interessante é que, além de roxo, o fevereiro também é laranja, pois outra campanha, buscando alertar a população sobre a leucemia, também ocorre no segundo mês do ano.

Como são ambas campanhas importantes, em vez de escolher uma ou outra, muitos lugares fazem o Fevereiro Roxo e Laranja.

Fevereiro Laranja

Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o dia  4 de fevereiro foi definido como o Dia Mundial do Câncer. Trata-se de campanha de utilidade pública a qual visa tentar evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.

Um dos tipos é a Leucemia, uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

A medula óssea é o local de fabricação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), os glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.

A campanha “Fevereiro Laranja” visa conscientizar a população sobre a importância de atentar para os sintomas relacionados à doença, cuja estimativa do INCA é de mais de 10 mil novos casos é o 9º câncer mais comum entre os homens e o 11º entre as mulheres. O tratamento para leucemia pode ser complexo, dependendo do tipo de leucemia e outros fatores. No entanto, existem estratégias e recursos que podem ajudar a tornar o seu tratamento bem sucedido.

Informações: Sociedade Brasileira de Dermatologia, Fibromialgia.com.br , INCA e SES/DF