Responsabilidade e economia com o Coren Sustentável

Desde seu início, em dezembro de 2018, o grupo que integra o Programa Coren Sustentável tem realizado ações que promovem a interação interna e externa do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC). Estas campanhas objetivam mudar hábitos para minimizar impactos ambientais, assim como organizar ações de responsabilidade social na comunidade onde o Conselho está inserido, proporcionando a troca de experiências.

De acordo com o Movimento em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos para serem atingidos até 2030, da qual o Conselho é signatário, um deles é o consumo e produção responsável. Abraçando essa causa, no último trimestre de 2019 a Diretoria do Coren/SC autorizou a compra de copos, xícaras e talheres como materiais permanentes para  diminuir o consumo de descartáveis.

De outubro a dezembro de 2019 foram deixados de ser adquiridos para a sede e as seis subseções do Coren/SC o quantitativo de 22,5 mil copos de água (180ml), 15 mil de cafezinho (50 ml), além de 22,5 mil mexedores de café, evitando assim mais lixo plástico ao planeta.

Em outra ação, com a compra de lixeiras especiais, os empregados passaram a descartar corretamente os resíduos, o que permitiu a separação de 380 quilos de papel branco que será vendido e os recursos serão utilizados em outras ações do Coren Sustentável.

O Programa tem mais algumas metas a serem alcançadas para estimular a sustentabilidade e o conhecimento dos envolvidos. Você também pode participar como voluntário desta e de outras  campanhas, só ficar atento nos canais do Coren/SC, onde serão divulgadas as atividades e toda a programação que terá ao longo do ano.