Proteção dos Profissionais de Enfermagem com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

O Coren/SC ratifica os critérios estabelecidos pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde, quanto ao uso do EPI – Equipamento de Proteção Individual.

O Coren/SC solicitou aos gestores e aos representantes do Ministério Público Federal, de Santa Catarina e ao Ministério Público do Trabalho que garantam estes equipamentos aos profissionais de Enfermagem que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.

Desta forma, pedimos que comuniquem o Coren/SC se faltarem estes EPIs para quem está no contato com casos suspeitos e confirmados do coronavírus. Sempre que precisarem de EPI, solicitem por escrito para a chefia imediata. Se houver recusa em fornecê-los, denuncie.

  

Conforme Nota Técnica Nº 04/2020 GVIMS/GGTES/Anvisa, a orientação é:

Devemos estar conscientes de que, usar máscaras quando não indicado pelo controle de infecção da instituição, pode gerar custos desnecessários e criar uma falsa sensação de segurança que pode levar a negligenciar outras medidas como práticas de higiene das mãos.

Além disso, a máscara deve estar apropriadamente ajustada à face para garantir sua eficácia e reduzir o risco de transmissão. Todos os profissionais devem ser orientados sobre como usar, remover, descartá-las e na ação de higiene das mãos antes e após o uso.

 

1.    Pacientes suspeitos ou confirmados e o acompanhante:

 

– usar máscara cirúrgica; 

– usar lenços de papel (tosse, espirros, secreção nasal); 

– higiene das mãos frequente com água e sabonete líquido ou preparação alcoólica.

 

2.    Profissionais de saúde em contato com paciente suspeito ou confirmado:

 

– higiene das mãos, antes e após manuseio com o paciente, com água e sabonete líquido ou preparação alcoólica; 

– gorro; 

– óculos de proteção ou protetor facial; 

– máscara cirúrgica; 

– avental; 

– luvas de procedimento;

 

Atenção: os profissionais de saúde deverão utilizar máscaras N95, FFP2, ou equivalente, ao realizar procedimentos geradores de aerossóis como por exemplo: intubação ou aspiração traqueal, ventilação não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, indução de escarro, coletas de amostras nasotraqueais e broncoscopias.

 

Observação 1: Todas essas medidas são baseadas no conhecimento atual sobre os casos de infecção pelo novo Coronavírus (Covid19) e podem ser alteradas conforme novas informações sobre o vírus forem disponibilizadas.

 

Observação 2: Usar uma máscara cirúrgica é uma das medidas de prevenção para limitar a propagação de doenças respiratórias, incluindo o novo Coronavírus (Covid19).

 

No entanto, apenas o uso da máscara cirúrgica é insuficiente para fornecer o nível seguro de proteção e outras medidas igualmente relevantes devem ser adotadas, como a higiene das mãos com água e sabonete líquido ou preparação alcoólica antes e após a utilização das máscaras.

 

Diante do exposto, informamos que a ANVISA e Ministério da Saúde reforçam o uso do EPI, e assim, recomendamos verificar junto a instituição de saúde qual plano de contigenciamento adotado pela mesma para prevenir a disseminação da infecção bem como os EPIs disponíveis na instituição para proteção do trabalhador.

 

Fonte: http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/arquivos/ntc-004-gvims-ggtes-anvisa.pdf