Cofen divulga nota de apoio do Ministério da Saúde

NOTA DE APOIO

O Conselho Federal de Enfermagem manifesta apoio ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no combate à pandemia do novo coronavírus. Parabenizamos o ministro e sua equipe, especialmente o secretário nacional de vigilância em Saúde, enfermeiro Wanderson de Oliveira, pela atuação técnica e pautada em evidências científicas.

As medidas de distanciamento e isolamento social, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, são adotadas hoje por todas as nações. No Brasil, se fazem indispensáveis para dotar o sistema de Saúde com a retaguarda necessária para o atendimento a pacientes graves e moderados, que necessitem de internação, principalmente considerando o atual cenário de subdimensionamento profissional e escassez de insumos e equipamentos de proteção individual (EPI).

É fundamental, neste momento, centrar esforços no fortalecimento do sistema de Saúde, especialmente na aquisição e distribuição de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), respiradores artificiais e testes para a detecção do novo coronavírus. Conclamamos o executivo federal a manter sua equipe de Saúde e direcionar esforços para a aquisição dos suprimentos necessários.

Juntos venceremos!

Fonte: Ascom – Cofen