Mapa mostra índices de isolamento social no Brasil

A start up In Loco publica mapa do Brasil com índices de isolamento social baseados na localização de celulares. O mapa mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento para conter a pandemia de COVID-19.

Os números apontam que os discursos minimizando a importância do isolamento afetam a atitude da população.  Após pronunciamentos do presidente da República relativizando a  medida, considerada crucial para reduzir a velocidade de contágio e evitar o colapso do sistema de Saúde, a taxa de mobilidade aumenta.

O mapa é atualizado diariamente, com os números da véspera. Dados disponíveis hoje (8/4) indicam que o Distrito Federal tem o maior índice de isolamento social, seguido por Goiás. A capital federal, que liderava o número de casos per capita, ocupa hoje a 8º posição. Nas cidades de Recife e São Paulo, o mapa traz dados de cada bairro, permitindo que autoridades direcionem esforços para áreas onde a circulação permanece alta.

O site traz, ainda, outros indicadores de mobilidade, como as viagens de avião, que foram o vetor para a rápida proliferação da COVID-19 no Brasil e no mundo. O rastreamento é feito por meio de API em aplicativos de parceiros como Santander, Magazine Luiza, Hering, Banco Original e TIM, contando com uma base de 60 milhões de dispositivos cadastrados. Os dados são agregados e não identificam nenhuma pessoa individualmente.

Fonte: Ascom – Cofen