Coren/SC pede isonomia salarial em processo seletivo de Balneário Camboriú

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) enviou ofício ao prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, e à Secretária de Saúde Andressa Bertiel Willeke Hadad para solicitar a revisão dos salários oferecidos no Edital nº 002/2020 – Chamada Pública para ACT’S – Seleção por tempo de Serviço.

Ocorre que a remuneração proposta ao cargo de Enfermeiro, que tem formação de cinco anos como a Fisioterapia e Farmácia, é menor do que as demais funções de nível superior. “Essa diferença demonstra, por parte da Gestão Pública, o desrespeito com o profissional Enfermeiro já que não considerou no mínimo a isonomia salarial para todas as categorias de nível superior elencadas no Edital. A Enfermagem trabalha 24 horas no cuidado ao paciente”, destacou a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani.

O documento alerta que a responsabilidade do Coren/SC com os profissionais de Enfermagem do Estado e as questões do atual cenário epidemiológico em razão da COVID-19 faz com que neste momento exija-se a adoção de medidas urgentes e imprescindíveis, especialmente em matéria de gestão de Recursos Humanos de Enfermagem, sendo prioritária a correção do Edital para no mínimo manter a isonomia salarial para a carga horária proposta.

Reiteramos que o fortalecimento do SUS é indispensável para um cuidado em saúde integral, gratuito e de qualidade. Para tanto, lutamos pela valorização de todos os trabalhadores envolvidos e por melhores condições de trabalho. Por isso, ressaltamos a importância da saúde multiprofissional e a contratação de várias categorias é elogiosa, pois a promoção da saúde não são exercidos apenas por uma única área do saber, mas por diversos saberes oriundos de diferentes áreas de atuação.