Presidente do Coren/SC pede apoio ao Governo e Ministérios Públicos para mais EPIs

Nesta segunda-feira(13/4), a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, encaminhou documento ao governador do Estado, Carlos Moisés, e ao secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, pedindo que eles mobilizem a indústria têxtil de Santa Catarina para mudar parte da linha de produção e passar a ter mais confecção de máscaras, aventais, gorros, propés ou calçados, além de uniformes e toalhas de banho para que os profissionais possam trocar a roupa antes de sair do trabalho. “A maior reclamação e receio dos profissionais de Enfermagem é levar o vírus para casa”, disse a presidente no Ofício.

O mesmo documento foi enviado aos procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT-SC), Marcelo Goss Neves, do Ministério Público Federal (MPF), Darlan Dias, dos Direitos do Cidadão, Fábio de Oliveira (MPF) e do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fernando Comin, para que eles contribuam e possam recomendar tal medida para garantia do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) por todos os profissionais que estão nas instituições de saúde.

Ela ressaltou que o déficit de pessoal de Enfermagem e material já instalado antes da pandemia causa grande preocupação quanto às consequências danosas à sociedade, que certamente serão potencializadas neste momento de enfrentamento à COVID-19, assim como quanto ao aumento de sobrecarga de trabalho a qual os profissionais de Enfermagem estarão submetidos, causando desgastes físico e psicológico. A ausência de EPIs é uma das denúncias mais recorrentes que tem chegado ao Coren/SC.

“Nacionalmente já perdemos 19 profissionais de Enfermagem para a Covid-19, não queremos perder mais nenhum, muito menos em Santa Catarina”, alertou ela, solicitando que sejam disponibilizados a todos os profissionais de Enfermagem e de saúde equipamentos de proteção individual, principalmente as máscaras cirúrgicas visando assegurar a adequada prevenção, contenção e tratamento da doença. Estas equipes precisam ser protegidas com risco de ficarmos sem profissionais para trabalhar por terem sido contaminados, portanto solicitamos maior atenção aos profissionais de Enfermagem e saúde já que temos conhecimento de muitos afastamentos por suspeitas ou com diagnósticos positivos de COVID -19.