Recomendação do Coren/SC no uso de EPIs

RECOMENDAÇÃO

O Coren/SC recomenda que os critérios estabelecidos na Nr32, Anvisa e Ministério da Saúde, quanto ao uso do EPI – Equipamento de Proteção Individual seja seguido por todos.Assim como reitera que os profissionais de Enfermagem evitem usarem adornos, maquiagem e barbas compridas para não se contaminarem e tenham segurança quando usam os EPIs. Também sugerimos manter os cabelos presos para não dificultarem a utilização das toucas quando necessárias.

Também recomendamos que utilizem os uniformes que a Instituição de Saúde deve fornecer e no final do plantão deixem na instituição para não haver risco de levarem o vírus para seus domicílios.

 

O Coren/SC solicitou aos gestores e aos representantes do Ministério Público Federal, de Santa Catarina e ao Ministério Público do Trabalho que garantam uniformes e equipamentos aos profissionais de Enfermagem no combate ao coronavírus.

Desta forma, pedimos que comuniquem o Coren/SC se faltarem EPIs para o cuidado nas Instituições de Saúde. Sempre que precisarem de EPI, solicitem por escrito para a chefia imediata. Se houver recusa em fornecê-los, denuncie pelos canais do Coren/SC: ouvidoria@corensc.gov.br e fiscalizacao@corensc.gov.br