Mais 48 instituições de saúde foram inspecionadas pela Fiscalização do Coren/SC

Entre denúncias recebidas e inspeções orientativas, a equipe de Fiscalização do Coren/SC esteve em mais 48 instituições de saúde em todo o território catarinense na semana entre 20 e 24 de abril. Somando as 34 percorridas na semana de 13 a 17, e mais 18 que a direção do Conselho esteve em março e nos primeiros dias de abril, já são cem inspeções em que foram verificadas as condições de trabalho dos profissionais de Enfermagem no enfrentamento à Covid-19.

Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Gaspar

Na maioria dos casos, as(os) enfermeiras(os) fiscais checaram a implantação dos planos de contingência, a existência de fluxos de atendimento diferenciados para os casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus, além de verificar se está ocorrendo capacitação dos profissionais de Enfermagem e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos, seja qual for a unidade de atendimento. “Este último item tem sido a grande reclamação que chega ao Coren/SC e a recomendação é que não apenas os que estão na linha de frente da Covid-19 usem EPIs, mas todos os profissionais, já que temos muitas pessoas assintomáticas, profissionais de Enfermagem que foram contaminados em unidades que não eram de atendimento ao COVID-19 e diretriz do Governo do Estado para que inclusive a população use máscaras”, afirmou a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani.

Enfermeiras coordenadoras da Secretaria Municipal de Saúde de Indaial

No caso das denúncias, a equipe de Fiscalização conversa com o Responsável Técnico e profissionais, da instituição, apura os fatos e faz a orientação para possíveis ajustes de conduta. Muitos casos tem sido de falta de EPIs e também de profissionais de grupo de risco que continuam trabalhando nos casos de Covid-19. Também foram constatadas algumas ocorrências de falta de fluxo de atendimento, com triagem e isolamento dos casos sintomáticos.

Nesta semana, outras instituições estarão sendo inspecionadas, assim como trabalho online para o registro, inscrição e reinscrições de profissionais de Enfermagem continuará sendo realizado, como também o recebimento de denúncias e repasse de orientações. Toda semana é enviado um relatório ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para que haja um monitoramento nacional e possíveis trocas de informações entre os Estados.