Entrega de máscaras PFF2 continuou em Itajaí, Balneário Camboriú e Florianópolis

Nesta semana as conselheiras do Coren/SC estiveram em mais quatro hospitais para fazer a entrega das máscaras do tipo PFF2 adquiridas pelo Cofen. O objetivo é colaborar com a proteção dos profissionais de Enfermagem que atuam em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e diretamente no enfrentamento à Covid-19. A vice-presidente Daniella Farinella Jora esteve no Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis, na última segunda-feira (11/5) e as conselheiras Alessandra Junkes Coutinho, tesoureira, e Priscila Rodrigues, percorreram os hospitais de Itajaí – Marieta Konder Bornhausen e Infantil Pequeno Anjo – e de Balneário Camboriú, o Hospital Ruth Cardoso.

Hospital Marieta Konder Bornhausen

A gerente de Enfermagem do Hospital de Caridade, Soraia Beatrice Tramontin Schuler, recebeu a doação das máscaras na unidade de dispensação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e mostrou os controles que estão sendo usados no local. As internações por Covid-19 ainda são poucas e a situação está sob controle.

A Responsável Técnica do Hospital Marieta, Ana Cláudia Pereira, recebeu as conselheiras junto com a Diretora Geral, Irmã Mércia Lemes e falou um pouco de como está a situação em relação à doença. Das quatro UTIs da instituição, duas são para isolamento de Covid-19 e nenhuma está com cem por cento de lotação, portanto o cenário ainda é tranquilo.

Pequeno Anjo

No Hospital Universitário Infantil Pequeno Anjo, a gerente Ivanda Teresinha Senger de Macedo, relatou que não possuem nenhum caso confirmado e estão com todos os cuidados e procedimentos implantados. Ela agradeceu a doação das máscaras e elogiou a iniciativa.

Hospital Ruth Cardoso

O diretor de Enfermagem do Hospital Municipal Ruth Cardoso, Ricardo Brodersen, também relatou situação controlada e contou um pouco dos procedimentos adotados na instituição. Assim como nas demais unidades onde já foram entregues máscaras, há uma preocupação com o afastamento de profissionais de Enfermagem por suspeita ou confirmação de Covid-19. No Estado já temos 858 profissionais de Enfermagem afastados por suspeita ou por diagnóstico de Covid-19, sendo 103 casos confirmados.

“Todas as regiões do Estado irão receber estas máscaras PFF2 para os profissionais de Enfermagem de UTI. O Sistema Cofen/Corens está redirecionando o orçamento em defesa dos profissionais”, afirma a presidente do Coren/SC Helga Bresciani.