Coren/SC entregou máscaras PFF2 para Enfermagem dos hospitais do Sul do Estado

Hospital Regional de Araranguá

Durante toda a terça-feira (19/5), a conselheira vice-presidente do Coren/SC Daniella Farinela Jora esteve em cinco hospitais da região Sul do Estado para entregar as máscaras tipo PFF2 adquiridas pelo Cofen. O objetivo é que este Equipamento de Proteção Individual (EPI) reforce a proteção dos profissionais de Enfermagem que atuam em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no combate à Covid-19. A conselheira do Coren/SC Ana Paula Maciel acompanhou a entrega em Tubarão.

Hospital Materno Infantil Santa Catarina

As entregas iniciaram no Hospital Regional de Araranguá, que é a referência no atendimento à Covid-19 para os municípios do Extremo Sul. O gerente de Enfermagem Fernando Aguiar recebeu a doação e disse que os 10 leitos separados para a doença estão ocupados, sendo três casos confirmados e os demais suspeitos.

Hospital São Donato

Em Criciúma, as máscaras foram entregues no Hospital Materno Infantil Santa Catarina, recebidas pela gerente de Enfermagem Rita de Cássia Cizeski Pagani, e no Hospital São José, onde a gerente de Enfermagem Thamiris Csunderlick agradeceu e disse que a situação ainda está tranquila com poucos casos confirmados da doença. Na cidade de Içara, os EPIs foram entregues no Hospital e Maternidade São Donato para a enfermeira Fabiane da Silva Filesbino, administradora da instituição.

Hospital São José

A conselheira Daniella Jora aproveitou a oportunidade para divulgar as ações de apoio do Sistema Cofen/Regionais, como a plataforma Enfermagem Solidária, o Observatório da Enfermagem para monitorar os casos de profissionais afastados e a ação “Compartilhe e Inspire” que está sendo realizada em parceria com várias entidades em Santa Catarina em apoio aos profissionais de saúde.

Em Tubarão, a equipe que coordena a Enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Conceição recebeu as máscaras PFF2. A responsável técnica Marli Rafael Joaquim disse que todas as doações são bem vindas pois reforçam a defesa dos profissionais que estão na linha de frente. “Estamos com duas áreas de isolamento e apenas um caso confirmado na UTI. Todos os procedimentos foram sendo implantados desde o início da pandemia com a criação de um comitê de gerenciamento de crise que se reúne diariamente”, contou Marli. A conselheira Ana Paula Maciel mostrou as instalações do Hospital e destacou a importância do comprometimento da gestão em intensificar a capacitação dos profissionais e organizar os fluxos de atendimento.

Todas as regiões do Estado serão contempladas com a entrega de máscaras PFF2 adquiridas pelo Cofen.