Maio Branco: Campanha de doação de Leite Humano

Maio é o mês das mães e também o mês de destaque para o incentivo a Doação de Leite Humano. O reforço na ações é garantido inclusive por lei. A Lei nº 0237.9-2019 institui em Santa Catarina o mês “Maio Branco”, que visa incentivar mulheres que amamentam a doarem leite materno em benefício dos bebês prematuros ou de baixo peso (menos de 2,5 kg), internados em UTI neonatal e que não podem ser amamentados diretamente no seio da mãe.

O projeto Maio Branco foi idealizado pelo médico pediatra Cecim El Ashkar e pela enfermeira especialista em amamentação Soninha Silva e tem o apoio da Associação Brasileira de Aleitamento Materno, que realiza ações para estimular doação de leite humano durante esse mês.

Doar leite materno humano é um gesto que salva vidas. O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Todos os anos aproximadamente 150 mil litros de leite materno humano são coletados, processados e distribuídos aos recém-nascidos de baixo peso que estão internados em unidades neonatais de todo o Brasil.

Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado.  Com esse leite, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias. 

Santa Catarina possui 13 bancos de leite cadastrados na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, ligada à Fiocruz, dos quais seis estão em unidade públicas de saúde. O Brasil dispõe da maior rede de banco de leite humano do mundo. 

Toda mulher saudável que produz um volume de leite materno além do que o seu bebê precisa pode ser uma doadora. A mulher que quiser doar pode entrar em contato com o Banco de Leite mais próximo.

CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE BANCOS DE LEITE HUMANO EM SANTA CATARINA.