Fiscalização do Coren/SC esteve em mais 65 instituições para verificar condições de trabalho

Unidade Básica São Domingos em Navegantes

Secretaria Municipal de Pomerode

Durante as duas últimas semanas, a equipe de enfermeiras(os) fiscais do Coren/SC esteve em mais 65 instituições de saúde de todas as regiões do Estado, chegando assim em 232 locais inspecionados desde o início da pandemia. O objetivo da força tarefa de Fiscalização é verificar os planos de contingenciamento implantados, os fluxos de atendimento, além de checar as denúncias de falta de equipamento de proteção individual (EPI) ou de dimensionamento inadequado das equipes.

Como uma forma de orientar gestores e assim proteger os profissionais de Enfermagem, a equipe de Fiscalização também atua para conhecer de perto o avanço de casos de Covid-19 e como está sendo realizado o enfrentamento nos hospitais, Unidades Básicas de Saúde, Instituições de Lona Permanência de Idosos (ILPI), clínicas e demais locais onde estejam atuando os profissionais de Enfermagem.

“O Coren/SC precisa atuar em várias frentes e neste momento inédito para o país e para o mundo, nossas equipes estão ainda mais empenhadas em acolher, defender a Enfermagem e assim permitir mais longevidade no atendimento seguro e de qualidade aos catarinenses”, disse a presidente do Coren/SC, Helga Bresciani. “A sociedade já entendeu que estes profissionais de Enfermagem são maioria nas equipes e precisam apoio de todos, mas continuamos enfrentando desafios como EPI de má qualidade ou em pouca quantidade, desvalorização salarial na contratação por falta de um piso e jornadas extenuantes sem locais para repouso. Por isso intensificamos ainda mais nossas atividades, em prol da Enfermagem e, principalmente da sociedade que precisa do nosso cuidado neste momento”, complementou.

Fonte: Ascom/Coren/SC