Duas pesquisas voltadas aos Responsáveis Técnicos podem colaborar com melhorias no trabalho da Enfermagem

O Coren/SC divulga duas pesquisas importantes voltadas aos Responsáveis Técnicos (RTs) em Enfermagem, uma em âmbito nacional para os que atuam na Atenção Primária e outra em âmbito estadual para todos os RTs e tem foco em tecnologia da informação e comunicação, mas ambas tornaram-se ainda mais significativas diante do cenário de pandemia.

CONFIRA E PARTICIPE:

Com o objetivo de compreender as práticas de Enfermagem contextualizando cenários de atuação e perfis dos enfermeiros e enfermeiras do Brasil, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (Abefaco); e, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS); realizam a pesquisa nacional “Práticas de Enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde” (APS).

Pesquisadores da pós-graduação da Unochapecó fizeram uma parceria com o Coren/SC para definir um panorama das atividades do Responsáveis Técnicos em Enfermagem no estado.
O objetivo principal da pesquisa é analisar a percepção do trabalho de gestão em Enfermagem e sua relação com as características sociolaborais e com as Tecnologias de Informação e Comunicação.

Segundo a doutoranda em Ciências da Saúde, Karen Cristina Kades Andrigue, “o estudo revela-se ainda mais importante no enfrentamento da Covid-19, pois os obstáculos e melhorias no gerenciamento dos serviços são elementos fundamentais e urgentes para o enfrentamento da Pandemia.
O questionário está disponível através da plataforma Google Forms e tem o tempo estimado de 10 minutos para preenchimento.