Compartilhe & Inspire reuniu gestores dos hospitais públicos estaduais e filantrópicos

Na manhã desta sexta-feira (26/6) foi realizada uma reunião do Movimento Compartilhe & Inspire com os gestores dos hospitais geridos pela Secretaria de Estado da Saúde e alguns hospitais filantrópicos.  A presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, e a conselheira vice-presidente Daniella Farinella Jora participaram do encontro que mostrou o objetivo das atividades que vem sendo realizadas com os profissionais de saúde de diversas áreas. 

O Movimento Compartilhe e Inspire é integrado pelo Coren/SC, Associação Catarinense de Medicina (ACM), Hacking Health, Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), Instituto Santé, Instituto Ishikawa, Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) e Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

A diretora de Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Estado (SES/SC), Micheline Moreira Kemper, apresentou o objetivo da reunião, que era sensibilizar os gestores a participarem do Movimento depois que a SES passou a integrar essa rede. Foram apresentadas as ações que estão sendo realizadas pelo coordenador estadual do Hacking Health, Ivan Moraes. Os enfermeiros Mayara Chiamulera, do HUST, e Ezequiel Alves de Paixão, do Hospital Regional em São Miguel do Oeste, falaram um pouco de como suas instituições estão atuando neste Movimento e os benefícios para os processos internos.

“Com apoio das atividades desta rede, como o acolhimento e apoio emocional, ganhamos tempo e assim pudemos concentrar as energias em outras áreas”, contou Mayara. A troca de experiências também é um fator de destaque, segundo Ezequiel, que abordou a responsabilidade em ser a ponte entre a assistência e a gestão.

Por fim, a consultora Bruna Malagoli explicou um evento que está sendo desenhado para as próximas semanas. Serão realizados quatro encontros virtuais, um por semana, entre os gestores envolvidos no atendimento a pacientes com Covid-19, incluindo os gestores das áreas de apoio. Por meio de ações sinérgicas e complementares, a ideia é discutir técnicas, conceitos e ferramentas para que todos tenham conhecimento suficiente para se organizar e aprimorar os processos.

A presidente do Coren/SC lembrou da importância deste apoio aos profissionais de Enfermagem que estão na linha de frente e como foi significativa a realização do Encontro de Responsáveis Técnicos no início de junho, pois permitiu aprimoramento em alguns processos em andamento.