Conselhos Regionais de Enfermagem terão eleição em novembro

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou, nesta segunda-feira (30/6), resolução fixando a data das eleições de 2020 dos Conselhos Regionais de Enfermagem. A votação para compor os plenários regionais será realizada das 8h do dia 8/11 às 8h do dia 9/11, pela internet, nos termos previstos pelo Código Eleitoral.

O edital eleitoral 01 será publicado em 30 de julho. Excepcionalmente, em razão da pandemia, o pedido de inscrição de chapa poderá ser feito por meio eletrônico (e-mail), mantidos os requisitos previstos no Código Eleitoral. “A medida visa garantir a segurança dos profissionais”, explica o coordenador  do Grupo Técnico de Acompanhamento Eleitoral (CTAE/Cofen), conselheiro Antônio Coutinho.

Segundo Coutinho, o Cofen vai lançar, ainda em julho, a “Cartilha do Voto pela Internet”, que reunirá informações sobre o processo eleitoral, de modo a facilitar o exercício do direito ao voto, assegurar a transparência e fortalecer o processo democrático.

Os profissionais de Enfermagem interessados em participar do pleito devem obedecer às regras definidas na resolução Cofen 612/2019, que aprovou o Código Eleitoral dos Conselhos de Enfermagem.

A eleição pela internet ocorrerá simultaneamente em 25 estados e no distrito federal: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Não haverá votação no Tocantins, tendo em vista que, por decisão judicial, as eleições ocorreram no ano passado.

Fonte: Ascom – Cofen