COMO FOI: Comportamento e preceitos legais debatidos no V Encontro das Comissões de Ética

 

Dia 7 de julho: profissionais de Chapecó, Caçador, Lages e Joinville

Integrantes das Comissões de Ética de Enfermagem das instituições de saúde de todo o Estado estiveram reunidos virtualmente para trocar experiências e receber informações do Coren/SC. Assim foi o V Encontro das Comissões de Ética de Enfermagem realizado nos dias 7 e 8 de julho com o tema “Imagem e postura ética”, sendo cada período para diferentes regiões e assim poder permitir a participação de todos os profissionais.

A presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, fez a abertura nos dois dias junto com a coordenadora da Comissão de Ética do Conselho, Maria do Carmo Vicensi, além das integrantes da Comissão Rafaela Serpa, Felipa Amadigi e a enfermeira fiscal Giana Poetini. As conselheiras Daniella Farinella Jora, Laís Concellos, Daniela Maçaneiro e Míssia Mesquita Páscoa participaram do Encontro, assim como a assessora de Atendimento ao Profissional, Karla Barzan, e todos os enfermeiros fiscais do Conselho. O evento foi mediado pela assessora de Gestão de Pessoas do Coren/SC, Kátia Passos, que iniciou com uma fala sobre comportamento e postura no ambiente de trabalho.

Na abertura, Helga Bresciani disse que “estamos diante de um momento inédito e a letalidade deste vírus assusta, mas não pode nos paralisar. Por isso o alerta quanto à capacitação contínua, a atenção ao uso das redes sociais pois representamos toda a categoria e precisamos mostrar que estamos habilitados ao enfrentamento”, lembrando ainda que a visibilidade da profissão precisa ser fortalecida pós-pandemia.

Dia 8 de julho: Florianópolis, Blumenau e Criciúma

A coordenadora Maria do Carmo Vicensi fez reflexões e instigou os profissionais a pensarem como estão lidando com a pandemia, o que estão fazendo e quais as atividades que podem ser realizadas mesmo diante da dificuldade do distanciamento social. Ela destacou os tópicos do Código de Ética dos profissionais de Enfermagem em relação ao uso dos canais de comunicação e visibilidade, pois quando as redes sociais são mal usadas causam danos, impactam negativamente para a instituição e para a categoria. “Muitas publicações que parecem simples podem ferir os princípios legais e fragilizar a equipe. Alguns exemplos são fotos com uso errado dos equipamentos de proteção individual ou de pacientes em vulnerabilidade”, afirmou Maria do Carmo.

 

A enfermeira Rafaela Serpa falou no primeiro dia e destacou que “há pequenos dilemas no dia a dia e os colegas muitas vezes se reportam às comissões de Ética”. No segundo dia a professora Felipa Amadigi, que já foi presidente do Coren/SC, abordou o cenário das instituições de ensino que precisaram se adequar às aulas teóricas, os estágios e como isso também mudou algumas questões dentro das instituições. Alguns participantes comentaram que algumas instituições estão recebendo alunos mas com todos os cuidados necessários.

 

Sobre o trabalho de fiscalização do Coren/SC, a enfermeira fiscal Giana Poetini falou do levantamento situacional que vem sendo feito em relação à Covid-19, com verificação dos fluxos, dos planos de contingência e do afastamento dos profissionais que integram o grupo de risco da linha de frente, entre outras medidas necessárias neste momento.

 

Nos dois dias houve o momento de ouvir os participantes, que mostraram suas realidades, apontaram os desafios e trocaram iniciativas entre si, assim como também puderam escrever suas demandas, tiraram dúvidas e receberam orientações de como usar as ferramentas de comunicação para manter a equipe engajada e deixar a Comissão de Ética ativa como ponto de apoio entre a instituição e o Conselho.

 

A conselheira Laís Concellos aproveitou para fazer um depoimento sobre a realidade que vive dentro do hospital em que trabalha, em Joinville. Ela falou da importância do trabalho em equipe, da proteção que cada um deve ter consigo e com o colega, e como tem sido significativo poder contar com as ferramentas de apoio.

 

A presidente Helga Bresciani lembrou da plataforma Enfermagem Solidária, criada pelo Cofen com atendimento 24 horas e sete dias por semana com a ajuda voluntária de enfermeiros especialistas em Saúde Mental de todo o país e ainda os cursos de capacitação que ajudam também a proteger os profissionais da contaminação.

 

No encerramento foi realizado o lançamento da campanha ˜Responsabilidade Ética da Enfermagem” que vai trazer tópicos importantes a cada semana sobre o tema nos canais do Coren/SC – Leia mais aqui.