Live do IFSC: Presidente do Coren/SC fala sobre sofrimento psíquico entre profissionais de saúde

Nesta quinta-feira (9/7), a presidente do Coren/SC Helga Bresciani participou de um debate virtual no canal da Enfermagem do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) junto com a enfermeira Angela Kirchner, professora do IFSC, e Maria Emília Pereira Nunes, psicóloga do HU/UFSC (Hospital Universitário). O tema foi “Estigma e sofrimento psíquico dos profissionais de saúde na Pandemia”.
Na oportunidade, as participantes abordaram a situação atual dos profissionais de saúde diante deste cenário de pandemia. A professora Angela fez uma abertura sobre os sentimentos que desafiam cada um neste cenário inédito e quais os medos de quem está na linha de frente. Em seguida, a psicóloga Maria Emília abordou a preocupação com a saúde mental de quem enfrenta a rotina de trabalho extenuante e cheia de mudanças a cada dia. “Os profissionais da área da saúde tem a tendência de cuidar dos outros, da família, e não cuidar de si. Neste momento é preciso reiterar a importância do autocuidado, de evitar cobranças exageradas e ser empático consigo mesmo, assim a empatia reflete no outro também”, disse ela.
A presidente do Coren/SC iniciou sua fala mostrando a preocupação com o afastamento dos profissionais de Enfermagem dos postos de trabalho, destacando que são estes que ficam 24 horas por dia nos hospitais, sete dias por semana com os pacientes. “Temos feito muitas atividades para proteger quem está na linha de frente, mas também quem está em outras áreas pois todos podem ter contato com o novo coronavírus. Os cursos de capacitação, a fiscalização e a distribuição de equipamentos de proteção individual são algumas ações que o Coren/SC tem realizado. Sabemos que os profissionais estão com medo, em especial de levar o vírus pra casa, por isso temos também o apoio emocional com a plataforma Enfermagem Solidária”, disse Helga Bresciani, que ainda enfatizou a campanha de combate à discriminação lançada em junho para mostrar que “Quem cuida merece cuidado e não oferece risco”, assim como a campanha de Responsabilidade Ética da Enfermagem que iniciou esta semana para mostrar o que pode e o que não pode ser divulgado, além da importância de não compartilhar as chamadas fake news.
A live teve a organização das professoras Vanessa Tuono e Josiane Steil e está gravada no canal do YouTube do Curso de Enfermagem do IFSC para quem quiser conferir – clique aqui.