Confira HISTÓRIAS DA ENFERMAGEM: a batalha contra o novo Coronavírus na cidade de Painel

“Atuar como Enfermeira na Atenção Básica vai muito além de cuidar da saúde do paciente, mas sim porque o profissional de saúde que atua no principal acesso dos usuários ao SUS também precisa estar atento às questões de contexto familiar e da comunidade assistida por uma Unidade Básica de Saúde.

E no meio do dia a dia rotineiro da porta de entrada do sistema, eis que nos deparamos com:  Epidemia? Coronavírus? Covid-19? Distanciamento e Isolamento social? Nada mais rotineiro para uma “atenção básica”. E a nossa comunidade de pessoas com comorbidades crônicas precisam entrar em contato por telefone com a equipe antes de se dirigir à unidade. Estamos tendo que fechar a porta para esses pacientes para protege-los, o que descompensa o trabalho feito nos últimos anos de controle de diabéticos, hipertensos, tabagistas, etc.

Essa enfermagem que atua na Atenção Básica teve que se adaptar, se reinventar e se atualizar ao contexto atual para assistir sua população da melhor maneira possível frente ao desafio que veio sem nos pedir permissão ou nos questionar se estávamos preparados para a rotina de uso obrigatório de máscaras, máscara N95, protetor facial, paramentação, desparamentação, swab nasal, RT-PCR, teste rápido Covid-19, respiradores… mas creio que estamos tentando ser uma equipe forte, com a capacidade de evitar o agravamento de doenças, diminuindo assim complicações e internações.

Estamos passando por um grande desafio que gera apreensão, medo, angústia,etc. São dias cansativos físico e mentalmente, o medo da contaminação e a exposição a nossa família é grande, mas isso não impedirá de fazermos o nosso trabalho como sempre fizemos.”

Enfermeira Cristina Picinini de Souza, da Unidade Básica de Saúde de Painel (SC)