COMO FOI: Live conjunta dos Conselhos de Enfermagem do Sul teve participação do presidente do Cofen

Na última quarta-feira (22/7) uma live reuniu os presidentes do Coren/SC, Helga Bresciani, do Coren/PR, Simone Peruzzo, do Coren/RS, Daniel Menezes de Souza e teve a participação do presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri. Transmitido pelo Facebook de cada Regional, o debate fez um panorama do trabalho da Enfermagem neste momento de pandemia no Sul do país. Além disso, o presidente do Cofen esclareceu algumas diretrizes sobre o uso de equipamento de proteção individual e o dimensionamento.

Entre os temas, os presidentes abordaram a preocupação com o afastamento dos profissionais por diagnóstico ou suspeita de Covid-19. Em relação a isso, a presidente do Coren/SC destacou que no Estado há um trabalho intenso de proteção aos profissionais e que foi aprovada uma proposta de legislação para priorizar a destinação de EPI e testagem para os profissionais de saúde. Os demais presidentes também relataram alguns desafios em seus Estados, abordaram o trabalho da fiscalização e as ações de apoio à categoria.

O presidente do Cofen afirmou que ainda há muita demanda dos profissionais em relação à jornada de trabalho e ao piso salarial, mas que ao mesmo tempo a categoria não se conscientiza da importância de ter representatividade nas instâncias de decisão, como no Congresso Nacional. “Somos mais de 2,3 milhões de profissionais, mas dos 513 deputados federais temos apenas uma deputada enfermeira, enquanto uma bancada da saúde dita as regras e diz que o impacto financeiro impede a regulamentação do piso salarial”, disse ele, complementando que a valorização está em cada um e depende de cada um.

Os participantes pelo Facebook puderam interagir e fazer perguntas, sendo que grande parte teve como foco as questões citadas pelos participantes, como os planos de contingência e as dificuldades como dimensionamento.

CONFIRA A LIVE AQUI NA ÍNTEGRA