HISTÓRIAS DA ENFERMAGEM: técnica de São José conta da adaptação dos cuidados a diferentes realidades e emociona

A técnica de Enfermagem Carine Teodoro, de São José (SC), conta como a adaptação do cuidado a diferentes realidades pode fazer a diferença na vida das pessoas:

“Me chamo Carine e sou técnica de Enfermagem . Trabalho na emergência pediátrica da Unimed e em março comecei a trabalhar também na emergência do Hospital Regional.

Duas realidades bem diferentes, duas vivências únicas.

Eu amo trabalhar com as crianças, elas são luz, alegria, sinceridade, são puras. No Hospital Regional trabalho na emergência geral com adultos. Senti desde o início que seria uma missão árdua, porém gratificante demais.

Ao me deparar com os idosos em seus cuidados, percebi a necessidade de materiais de higiene , me mobilizei e arrecadei e comprei alguns cremes hidratantes, sabonetes, desodorantes.

Em um certo plantão, depois de dar banho de leito em uma senhora de 89 anos eu passei nela o hidratante. Ao passar no seu rosto, ela segurou minhas mãos no rosto dela e me disse: ‘Quero te falar que você é um anjo que Deus colocou aqui para cuidar de mim hoje’. Enchemos os olhos de água, eu e ela, agradeci a ela e me voltei ao posto da Enfermagem com os olhos cheios de água e o coração grato a Deus por me ajudar a seguir em frente em meio a tantos desafios que essa pandemia tem causado.

Sei o quanto estou realizada, que estou na profissão certa e que juntos, unidos, vamos vencer o Covid-19, até porque eu fui vítima do vírus e fui muito bem cuidada pelas equipes no qual faço parte. Uma coisa é certa: gentileza gera gentileza, amor gera amor.”

****

A série “Histórias da Enfermagem na linha de frente” publica relatos sobre o esforço pelo bem-estar dos pacientes, através dos cuidados prestados pela nossa Enfermagem.

Mande um breve texto que fale da sua rotina ou apenas de um acontecimento dentro da sua unidade de trabalho, da história do atendimento a um paciente sem ser identificado. Se quiser, mande foto também e até vídeo para comunicacao@corensc.gov.br.

Vamos dar mais força à visibilidade que a Enfermagem vem tendo, vamos registrar as histórias, as emoções, os desafios e as superações. Vamos destacar as habilidades, a técnica, o conhecimento científico e o empenho de cada um.