Mais máscaras PFF2 são entregues pelo Coren/SC para apoiar na proteção dos profissionais de Enfermagem

Adquiridas pelo Cofen, o segundo lote de máscaras PFF2 – para uso em casos de entubação e procedimentos com aerossóis – estão sendo distribuídas em Santa Catarina pelo Coren/SC. Na entrega, os representantes do Conselho reforçam aos Coordenadores e Responsáveis Técnicos (RTs) o objetivo de proteger os profissionais de Enfermagem, em especial durante a pandemia. A ação é realizada em nível emergencial devido ao grande número de denúncias de falta de EPI e a baixa disponibilidade desse material no mercado. 

 

Na terça-feira, 21 de julho, a conselheira Laís Concellos, visitou as instituições de saúde na cidade de Joinville para entrega das máscaras PFF2. As instituições que receberam o EPI foram o Centro de Triagem Covid-19 , UPA Sul, UPA Leste e PA Norte. Na ocasião, a conselheira conversou com os coordenadores das unidades e equipes de Enfermagem, que falaram um pouco sobre a rotina de atendimento em época de pandemia.

 

No dia 17 de julho, a presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, esteve nas instituições de saúde na região do Sul do Estado para entregar as máscaras em mãos. Forem entregues máscaras na UPA Araranguá, UPA Maracajá, UPA Boa Vista (Cricúma), UPA Próspera (Criciúma), Centro de Triagem Covid-19 de Criciúma. A presidente aproveitou para conversar com os Responsáveis Técnicos sobre as ações do Cofen e Coren/SC para apoiar no enfrentamento da pandemia e também ouvir quais as dificuldades encontradas nas instituições em relação à prática profissional nesse período. 

No mesmo dia, do outro lado do Estado, a enfermeira fiscal Laryssa Inoue procedeu a entrega das máscaras PFF2 doadas pelo Cofen na UPA-Canoinhas e na UPA-Herval d´Oeste.

No dia 15 de julho foi a vez do Meio-Oeste Catarinense receber a doação de máscaras PFF2 pelas mãos da conselheira Dayane Borille. Ela visitou as instituições UPA-Caçador, UPA-Fraiburgo e UPA-Videira e conversou com as coordenadoras e Responsáveis Técnicos.

 

Nas visitas para entrega das máscaras também são destacadas algumas ações do Cofen disponíveis para apoio dos profissionais de Enfermagem durante a pandemia: 

  • Atualiza Enfermagem – cursos de atualização sobre a Covid-19 oferecidos pelo Cofen em parceria com a UFSC que são gratuitos, online e com emissão de certificado;
  • Enfermagem Solidária – um canal de comunicação que funciona 24h por dia com suporte emocional realizado por profissionais de Enfermagem voluntários especializados.