HISTÓRIAS DA ENFERMAGEM:

Um dos sentimentos trazidos pela pandemia foi o tão famoso “novo normal”, que seria seguir com as tarefas que se tinha antes, porém de forma diferente, criando uma nova rotina em decorrência da pandemia. Os enfermeiros Ivonei Bittencourt, Aline R. Lopes, Liliani C. G. Azevedo, Danielle C. Medeiros e Robson Duarte da Comissão Hospitalar de Transplantes do Hospital Municipal São José de Joinville compartilham como está sendo esse processo em relação aos cuidados na doação de órgãos:

 

 

“A Pandemia do Coronavírus mudou a rotina de todas as pessoas e não foi  diferente com quem atua no processo de doação e transplante de órgãos. Somos 5 enfermeiros no HMSJ de Joinville que acolhemos as famílias de pacientes críticos e gerenciamos o processo de doação de órgãos para transplante.

O processo já era complexo (identificação do potencial doador, protocolo para diagnóstico de morte encefálica, entrevista para doação, captação de órgãos) e agora vivenciamos a experiência da coleta de material biológico para o teste de COVID-19, o que nos trouxe muita apreensão no início da Pandemia.

Se noticiar a morte encefálica já era um momento penoso, agora conciliar a notícia da morte com a espera do resultado do teste para COVID-19 tornou mais pesado ainda. Os familiares constantemente nos perguntam: `Mas ele morreu devido a lesão neurológica ou pelo COVID? As pessoas lá em casa se contaminaram também? Onde ele adquiriu o vírus?´

A luta contra o tempo já era nossa adversária e agora é antagônica: precisamos concluir o protocolo de diagnóstico de morte encefálica o mais breve possível e ao mesmo tempo esperar o resultado do exame que depende da dificuldade de logística e laboratório sobrecarregado.

E como na vida tudo se tira um aprendizado, todas essas mudanças só nos confirmaram a necessidade do trabalho em equipe, de sermos educadores e acolhedores das famílias dos pacientes e mostrar que nosso trabalho continua, mesmo com tantas e novas dificuldades. Pessoas precisam de nós e o cuidado pela vida segue, afinal de contas, de cuidados entendemos. Ainda mais em meio a uma Pandemia.

Doe órgãos, doe vida. Avise sua família seu desejo em ser um doador.”

 

****

A série “Histórias da Enfermagem na linha de frente” publica relatos sobre o esforço pelo bem-estar dos pacientes, através dos cuidados prestados pela nossa Enfermagem.

Mande um breve texto que fale da sua rotina ou apenas de um acontecimento dentro da sua unidade de trabalho, da história do atendimento a um paciente sem ser identificado. Se quiser, mande foto também e até vídeo para comunicacao@corensc.gov.br.

Vamos dar mais força à visibilidade que a Enfermagem vem tendo, vamos registrar as histórias, as emoções, os desafios e as superações. Vamos destacar as habilidades, a técnica, o conhecimento científico e o empenho de cada um.