Coren/SC esteve presente na Semana Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul

Nesta quarta-feira (5/8), a presidente do Coren/SC, Helga Bresciani e a conselheira Ediane Bergamin, participaram da programação da  I Semana Acadêmica de Enfermagem UFFS – Campus Chapecó, um evento comemorativo aos 10 anos do  curso de Enfermagem e tem como tema central: Bicentenário de Florence Nightingale e a valorização da Enfermagem como ciência antes, durante e após a COVID-19.

A webconferência teve como tema  “Durante a pandemia: Como está sendo exercer a enfermagem em tempos de pandemia?” e a mediadora foi a professora da UFFS Maria Eduarda De Carli Rodrigues, integrante da Comissão Organizadora A presidente do Coren/SC destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) neste momento, com estrutura de Atenção Primária e atendimento universal, e também apresentou as ações do Conselho, destacando a plataforma Enfermagem Solidária de apoio emocional e o Observatório da Enfermagem que monitora os casos suspeitos e diagnosticados de Covid-19 entre os profissionais de Enfermagem. “Nosso trabalho tem sido diário e intenso para proteger os profissionais e assim garantir o cuidado da população, pois a Enfermagem é a maioria nas equipes de saúde”, disse Helga Bresciani.

A conselheira Ediane Bergamin abordou um pouco do cenário no Oeste do Estado, ressaltou o trabalho da fiscalização do Coren/SC que está verificando os planos de contingenciamento e orientando os profissionais neste cenário inédito.Ela também lembrou das atividades em defesa da categoria, como a distribuição de equipamentos de proteção individual e reivindicações aos gestores, ao Legislativo e ao Judiciário.

O evento continua até sexta-feira, dia 7. A programação e mais sobre o evento – como acessar/participar em cada atividade – está na página do curso (CLIQUE AQU). “O evento não é restrito à Enfermagem, nem tampouco à área de saúde. É desejável que outras áreas e saberes reflitam, participem, e submetam trabalhos, considerando a natureza necessariamente interprofissional e transdisciplinar das questões que discutiremos (virtualmente) no evento”, disse o professor Doutor Cláudio Claudino da Silva Filho, coordenador do evento.