HISTÓRIAS DA ENFERMAGEM:

O relato da Luana Elias dos Santos, enfermeira há 7 anos, veio em forma de entrevista. Atualmente ela trabalha na UTI COVID do HRA, em Araranguá e conta um pouco de como está sendo sua rotina e como está se sentindo trabalhando diretamente no atendimento aos infectados:

Pergunta: Estar no front de uma pandemia exige uma força maior, inclusive porque nem todos os pacientes conseguem vencer a doença. Como você se sente inserida nesta realidade e saber que com seu trabalho pode fazer tão bem as pessoas?
Resposta: É um desafio muito grande, principalmente por se tratar de algo tão novo e ao mesmo tempo tão avassalador, ao qual ainda não temos todas as respostas e um tratamento bem estabelecido. Porém é gratificante poder dar minha contribuição e lutar pela cura dos pacientes.

Pergunta: Qual a maior dificuldade pra você exercer com todo o dever a sua profissão neste momento?
Resposta: Sem dúvidas a carga de estresse no trabalho, o uso constante de EPIs que se torna cansativo e doloroso. Também o grau de dificuldade e complicações que esses pacientes apresentam, muitas vezes deixando profissionais de mãos atadas mesmo com todos os recursos empregados.

Pergunta: Do que você vivenciou nestes dias o que mais te marcou? Uma palavra do paciente, a doença em algum colega ou familiar, o medo de se contaminar?
Resposta: O medo de contrair o vírus e, principalmente, o medo de ver um familiar ou um colega de trabalho adoecer. Também é marcante e muito triste ver uma família perder alguém e não ter nem a chance de se despedir direito, pelo risco do contágio. Ficar dias e dias aguardando melhoras, fazer de tudo por um paciente, e mesmo assim perder a luta.

Pergunta: Apesar dos números, ainda tem gente que não acredita nos riscos da pandemia. O que você gostaria de dizer, que recado passar?
Resposta: Muitas vezes não acreditamos que algo vá acontecer com a gente, até que acontece. Não espere acontecer com você ou com alguém que você ama. Com sorte, você ou seu familiar vencerá doença sem maiores problemas, porém sabemos da gravidade que a infecção pelo vírus pode tomar. Atitudes simples podem fazer a diferença. Cuide -se!

****

A série “Histórias da Enfermagem na linha de frente” publica relatos sobre o esforço pelo bem-estar dos pacientes, através dos cuidados prestados pela nossa Enfermagem.

Mande um breve texto que fale da sua rotina ou apenas de um acontecimento dentro da sua unidade de trabalho, da história do atendimento a um paciente sem ser identificado. Se quiser, mande foto também e até vídeo para comunicacao@corensc.gov.br.

Vamos dar mais força à visibilidade que a Enfermagem vem tendo, vamos registrar as histórias, as emoções, os desafios e as superações. Vamos destacar as habilidades, a técnica, o conhecimento científico e o empenho de cada um.