HISTÓRIAS DA ENFERMAGEM: O desafio dos profissionais do SAMU

“As unidades de suporte avançado de vida do SAMU 192 de SC são as responsáveis por todos os transportes dos pacientes graves com COVID-19. Tem sido um desafio enorme realizar as transferências destes pacientes, considerando toda logística dispensada para tal atividade. São pacientes de difícil manejo e adaptação aos  ventiladores de transporte, as longas distâncias entre as UTIs, equipamentos disponíveis, assim como medicações. Temos nos empenhado ao máximo para que as intercorrências sejam as mínimas possíveis e que os pacientes cheguem seguros no destino.

Manter um paciente grave estável durante um deslocamento de ambulância é uma atividade muito complexa, onde os mínimos detalhes devem ser pensados, afinal, é uma UTI em movimento.

Silenciosamente o desgaste físico e mental das equipes são contínuos. Em alguns momentos a descrença se apropria do nosso coração. Adoeci cuidando dos pacientes, mas estou de volta ao meu trabalho que tanto me orgulho em desempenhar. Fazer parte deste processo é algo que jamais esquecerei nesses 15 anos de formada e 10 anos de SAMU.

Seguiremos até o fim, até que os dias melhores voltem a prevalecer! Apesar de tantos momentos difíceis, escolhi esta foto sorrindo, porque sorrir me fortalece a alma!”

Enfermeira Janaina Cervi
SAMU – Balneário Camboriú (SC)

****

A série “Histórias da Enfermagem na linha de frente” publica relatos sobre o esforço pelo bem-estar dos pacientes, através dos cuidados prestados pela nossa Enfermagem.

Mande um breve texto que fale da sua rotina ou apenas de um acontecimento dentro da sua unidade de trabalho, da história do atendimento a um paciente sem ser identificado. Se quiser, mande foto também e até vídeo para comunicacao@corensc.gov.br.